Acho difícil, mas você já deve ter ouvido falar do Instragram. Se não ouviu, deve ter ouvido falar de uma empresa que tem um valor parecido: a Alpargatas, cujo valor está ao redor de R$ 4 bilhões. Agora imagine que aparece no mercado um anúncio de alguém oferecendo por 50 Reais todo o cadastro de clientes da empresa. Pois é mais ou menos isso o que está acontecendo neste minuto com o Instagram, que opera um aplicativo de tratamento e armazenamento de imagens obtidas com celulares: um hacker conseguiu fazer download de 6 milhões de credenciais de acesso, incluindo o da atriz Selena Gomez, cujo perfil tem 125 milhões de seguidores (e algumas fotos de Justin Beeber – seu ex-namorado – sem roupas).
O Instagram confirmou o vazamento e enviou aos usuários relevantes (como Selena) um email explicando que houve um “acesso não autorizado” aos dados, inclusive email e telefone, por meio da API (interface pela qual diferentes aplicações podem se utilizar de dados do Instagram).
Meu conselho para quem usa esse aplicativo: adote a autenticação de dois fatores. Desse modo o acesso estará protegido mesmo se alguém tiver a senha.