banner senha segura
senhasegura

Hacker vende banco com 27 milhões de registros; diz que é da NET

Anúncio foi feito na madrugada de hoje. Hacker que colocou dados à venda informa que o banco tem 27.864.499 registros de pessoas
Paulo Brito
22/10/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Um anúncio num fórum da dark web está oferecendo para venda uma tabela de dados com quase 28 milhões de registros. O vendedor alega que esses dados estão relacionados à operadora de telecomunicações brasileira NET, que oferecia serviços de TV a cabo, telefonia e internet e se tornou parte da Claro. A marca NET deixou de ser utilizada pela empresa.

O anúncio foi publicado na madrugada de hoje, junto com dois elementos que supostamente atestariam a qualidade dos dados: a lista de nomes das colunas que compõem a tabela; e uma imagem da primeira tela de um navegador que abriu o arquivo de dados. 

Veja isso
Dados de candidatos às eleições 2020 já estão à venda na dark web
Venda de credenciais corporativas na dark web cresce 429% neste ano

A lista dos nomes de colunas (os campos criados na estrutura da tabela de dados) é a seguinte: nome, pf_pj, dtnasc, sexo, cpf_cnpj, email, classe_social, uf, cidade, bairro, endereco, num, complemento, cep, fone. Na imagem publicada no fórum aparecem 21 registros, cada um com os 15 campos preenchidos. 

O hacker que colocou os dados à venda se comunica em inglês e diz no anúncio que a “NET foi uma empresa de telecomunicaçõçes brasileira, reconhecida pelos seus serviços residenciais, tais como TV paga, acesso à internet e telefonia fixa” – uma frase aparentemente copiada da Wikipedia. O vendedor acrescenta que a base de dados foi violada em 2018 e está sendo entregue nos formatos SQLite e CSV. 

 


Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório