É melhor acreditar: Chris Roberts, um pesquisador de segurança de redes embarcadas e que conhece aviônica bastante bem, disse em seu Twitter dia 15 de abril que estava conseguindo enviar comandos à aeronave pela rede de entretenimento da cabine de passageiros. Ele estava num Boeing 737/800 voando de Denver para Chicago no vôo United flight 1474. Claro que foi detido pelo FBI logo ao desembarcar.
A história, segundo a revista Wired, é que Roberts há anos vem avisando os fabricantes de aeronaves de que há vulnerabilidades a bordo. Eles negam. Roberts fez entre 15 e 20 vôos durante os quais conseguiu conectar seu laptop à rede do avião usando um cabo ethernet modificado. Numa das vezes, segundo ele, pôde enviar um comando a um motor e mudar ligeiramente a direção da aeronave durante segundos.
Ha cerca de um mês um relatórioo do Government Accountability Office informou que problemas de segurança com as redes Wi-Fi dos passageiros em diversos modelos de aeronaves podem permitir que hackers acessem sistemas aviônicos críticos, podendo inclusive assumir o controle da aeronave.
Apertem os cintos.