Guerra mudou as tendências em registro de domínios

Da Redação
25/09/2022

Datas e fatos continuam influenciando as tendências no registro de nomes de domínios, e no segundo trimestre de 2022 ficou claro que um desses fatos é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia. A guerra Ucrânia-Rússia está ocorrendo desde fevereiro, mas no segundo trimestre os registros de domínio excederam os níveis de antes da guerra. À medida em que a guerra continua, mais domínios relacionados aos nomes dos dois países vão sendo criados.

Mas nem tudo são flores, já que malfeitores também continuam registrando domínios para operações criminosas: segundo a empresa API WhoisXML, que monitora o tema, foram encontrados no segundo trimestre, mais de 16.000 recursos de cybersquatting (nomes deo domínio enganosos) direcionados a algumas das plataformas de compras online mais visitadas. Os registros ultrapassaram 1.200 domínios por semana desde o início do trimestre, até as duas primeiras semanas de junho.

Veja isso
Grupo está roubando cartões em 21 domínios no Brasil, 570 no mundo
Proposta da UE quer acabar com nomes de domínios falsos

O monitoramento mostrou que algums temas orientadores da escolha de nomes continuaram os mesmos, especialmente para iniciativas de comércio eletrônico. Alguns fatos relevantes observados foram os seguintes:
● A geolocalização mais frequente de país de IP e registrador foram os Estados Unidos.
● A GoDaddy foi o registrador líder, menos para domínios de comércio eletrônico, segmento no qual o líder foi a Wix.
● Em média, 3,67% de todos os domínios eram maliciosos – mas em nomes relacionados a impostos essa taxa alcançou 12%.

Clique para ampliar

Como domínios e subdomínios estão entre as principais armadilhas para phishing, spam, golpes e distribuição de malware, a empresa também analisou as propriedades para uso malicioso: das mais de 54.000 propriedades, perto de 2% eram maliciosas. Propriedades relacionadas a impostos representaram mais da metade delas. O gráfico mostra como as propriedades maliciosas foram distribuídas entre os seis temas de registro identificados para o segundo trimestre de 2022.

No monitoramento relacionado aos registros de domínios relacionados a criptomoedas e blockchain, quase mil novos domínios foram adicionados por semana desde o início do segundo trimestre, até que o volume começou a diminuir em junho.

O relatório das tendências está em “https://publishing-platform.whoisxmlapi.com/wordpress/wp-content/uploads/2022/08/Domain-Registration-Trends-Report%E2%80%94Q2-2022.pdf”

Compartilhar: