
Depois dos esforços para a obtenção de armas e equipamentos de alta tecnologia, mais o reforço em treinamento de pessoal, as Forças Armadas do Paquistão ainda não dispõem dos satélites para os seus projetos de defesa, incluindo os de guerra centrada em rede, que se tornaram assim um grande desafio.
A guerra centrada em rede (ou Network Centric Warfare, NCW) é a resposta militar aos desafios e oportunidades disponíveis com as
Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). No entanto, é preciso que as forças armadas paquistanesas dominem a tecnologia NCW se realmente querem obter informações militares de seus adversários. Depois disso, será mais fácil para as tropas fazerem auto-sincronização – os militares saberão o que precisa ser feito a partir das informações instantâneas da rede, ao invés de esperar pelas ordens tradicionais. Assim, a NCW é uma fonte de maior eficiência para as operações militares. Várias operações militares da Índia e dos EUA já são controlados com Network Centric Warfare.