Ransomware-1.jpg

Guardian confirma ataque de ransomware e roubo de dados

Da Redação
11/01/2023

The Guardian confirmou que foi vítima de um ataque de ransomware e que os danos são mais sérios do que se pensava. Em uma atualização para a equipe, a chefe do grupo de comunicação, Anna Bateson, e a editora-chefe do jornal, Katharine Viner, disseram que o ataque de dezembro foi “altamente sofisticado” e acessou os dados pessoais de funcionários do Reino Unido. Não há evidências de que os dados tenham sido expostos online ou de que os invasores tenham violado dados de leitores ou edições fora do Reino Unido.

Bateson e Viner entenderam que esta era uma campanha de ransomware “criminosa” e que os perpetradores não tinham como alvo o The Guardian como um meio de comunicação. O jornal alertou tanto a polícia quanto o Gabinete do Comissário de Informação do Reino Unido. Os líderes não identificaram os supostos culpados.

Veja isso
The Guardian comunica suspeita de ataque de ransomware
Serviços de Antuérpia paralisados após ataque de ransomware

As consequências do ataque cibernético pioraram. Enquanto o The Guardian agora espera que alguns sistemas vitais retornem dentro de duas semanas, os trabalhadores agora não retornarão ao escritório até o início de fevereiro. Isso dará à equipe de TI mais tempo para restaurar a infraestrutura, disse a agência. Os funcionários têm trabalhado em casa desde que o ataque foi detectado em 20 de dezembro, mas foram originalmente instruídos apenas a ficar longe do escritório pelo restante da semana.A empresa continuou a editar suas publicações online e impressas nas semanas seguintes.

Mesmo assim, a confirmação ainda torna este um dos incidentes de segurança online mais sérios para a imprensa na memória recente. A Fast Company ficou offline por oito dias no início do outono passado, enquanto o The New York Post foi vítima de um funcionário desonesto semanas depois. O Guardian ainda está lidando com as consequências do ransomware três semanas depois e ainda não voltará à normalidade por um tempo.

Compartilhar: