Network-Secure Campanha 01 Desktop Entrada: 22062022 21h52m

Grupo Stormous anuncia dados atribuídos à Coca Cola

Nada indica que os dados anunciados agora sejam da Solar, empresa brasileira atacada em agosto de 2021
Paulo Brito
25/04/2022

O grupo que opera o ransomware Stormous anunciou ontem a venda de dados que atribui ao fabricante de refrigerantes Coca Cola. Em agosto do ano passado, os operadores do ransomware BlackMatter anunciaram ter atacado o fabricante de Coca Cola brasileiro Solar Bebidas, que tem sede em Fortaleza (CE), mas nada indica que os dados anunciados agora sejam dessa empresa: os nomes dos arquivos contêm palavras em inglês e muitos incluem as letras HR, que podem indicar “human resources” (recursos humanos no original em inglês). Nesse caso, os dados pertenceriam ao setor de RH de um dos 900 fabricantes do refrigerante espalhados por 200 países.

Veja isso
Ransomware ataca Coca-Cola no Brasil
Anonymous mostram quanto ganha CEO da Coca Cola

Lista de arquivos colocados à venda coleção de nomes de arquivos

O material foi anunciado em 13 arquivos, num volume que totaliza perto de 161GB segundo os dados informados pela quadrilha e o valor pedido é de US$ 64,396,67 ou 1,6467000 Bitcoin.

No ataque à Solar Bebidas, os operadores do ransomware BlackMatter publicaram em seu site de vazamentos na dark web um post afirmando que estavam de posse de 50 gigabytes de dados da empresa. Ela é a segunda maior engarrafadora do Sistema Coca-Cola no Brasil. O post do BlackMatter dizia:

“Retiramos de sua rede muitos dados confidenciais diferentes, todos os dados são atualizados para 2019, 2020, 2021. Estivemos em sua rede na semana passada e encontramos todos os dados mais interessantes. Se você não pagar, publicaremos esses dados e informaremos a todos os maiores meios de comunicação de massa do Brasil e dos Estados Unidos, a Coca Cola e seus amantes ficarão loucamente irritados. Esperando por você no chat. Capturas de tela de dados aleatórios: estará disponível muito em breve …

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)