[ 273,274 page views, 120,004 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.086 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Ataque de ransomware atinge Grupo Marista do Paraná

Atualizado em 19/3/2022 às 19h35 com o comunicado do Grupo Marista

Há um incidente cibernético em andamento no Grupo Marista, organização que opera oito instituições de educação e saúde principalmente no Paraná: fontes do CISO Advisor informaram que teria havido um ataque cibernético, de autoria dos operadores do ransomware Hive. Relatos e queixas de alunos noTwitter indicam que o incidente começou ontem, deixando fora do ar cinco das oito instituições que fazem parte do grupo. Neste momento estão inacessíveis os sites da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, do Hospital Marcelino Champagnat, da Organização Marista, da Escola Champagnat e da Marista Escolas Sociais.

Alunos informaram que até as cancelas do estacionamento da PUC deixaram de funcionar.

Veja isso
Ransomware Hive criptografa sistemas Linux e FreeBSD
Ransomware Hive já atacou 28 empresas desde junho

Relatos de alunos e usuários dos hospitais indicam que os sistemas deixaram de funcionar; os alunos não conseguem acesso aos sistemas administrativos da PUC nem ao AVA, o ambiente virtual de aprendizagem. A PUC tem cerca de 2 mil computadores e 400 servidores espalhados pelas suas unidades em Curitiba e Londrina. Há informações de que o Grupo Marista teria feito um comunicado sobre o incidente aos funcionários.

Uma fonte do CISO Advisor que tem familiaridade com a área educacional informou que a PUC-PR estaria prester a celebrar um acordo para dar cursos de segurança cibernética com a franquia do EC-COuncil, organização com sede nos EUA que oferece certificação de segurança cibernética, educação, treinamento e serviços em várias habilidades de segurança cibernética.

O grupo enviou ao CISO Advisor o seguinte comunicado:

Informamos que, por questões de segurança, nossos sistemas operacionais, assim como acesso à rede, encontram-se temporariamente indisponíveis. No momento em que o problema foi detectado, foram realizados procedimentos preventivos e, desde então, nossas equipes estão empenhadas em solucionar e restabelecer a situação à normalidade o mais breve possível.
As aulas presenciais na PUCPR estão acontecendo normalmente, bem como os cursos on-line ministrados em ambientes virtuais de aprendizagem. Da mesma forma, nos Colégios Maristas, Marista Escolas Sociais e Escolas Champagnat as aulas acontecem normalmente.
Nos hospitais Universitário Cajuru e Marcelino Champagnat, o atendimento a pacientes continua sendo realizado pelas equipes, sem prejuízo ao cuidado e à administração de medicamentos.