Grupo LockBit afirma ter roubado dados da SpaceX

Hackers dizem ter roubado arquivos valiosos depois de violar os sistemas da empresa de produção de peças Maximum Industries
Da Redação
14/03/2023

O grupo de ransomware LockBit afirma ter roubado arquivos valiosos da SpaceX depois de violar os sistemas da empresa de produção de peças Maximum Industries. A SpaceX é uma fabricante de foguetes e espaçonaves fundada em 2002 pelo bilionário sul-africano-canadense, naturalizado americano, Elon Musk, com o objetivo de competir e baratear as viagens espaciais.

A Maximum Industries, com sede no Texas, é especializada em serviços de corte a laser e jato de água e usinagem CNC (controlador numérico computadorizado), e se anuncia como uma instalação de fabricação terceirizada.

Os hackers do LockBit afirmam que a SpaceX usa os serviços da Maximum Industries. Eles também afirmam que nos sistemas da empresa encontraram cerca de 3 mil “desenhos certificados por engenheiros da SpaceX”, que planejam vender por meio de um leilão. A SecurityWeek procurou a SpaceX e a Maximum Industries para comentar, mas nenhuma delas respondeu.

Veja isso
Fabricante de peças para SpaceX e Boeing é vítima de ransomware
Anonymous ameaça Elon Musk e defende criptomoedas

Embora a Maximum Industries possa ter sido hackeada, não é incomum que grupos de cibercrimes façam afirmações exageradas sobre o impacto de seus ataques ou o valor dos dados que obtiveram.

A operação de ransomware LockBit foi lançada em 2019 e vem evoluindo desde então. Os cibercriminosos, que supostamente operam fora da Rússia, exploram vulnerabilidades não corrigidas, contam com informações internas ou obtêm acesso de grupos especializados para obter acesso aos sistemas das vítimas. Depois de obterem acesso, eles coletam dados valiosos, após os quais implantam malware de criptografia de arquivos.Por mais de um ano, o LockBit tem sido a operação de ransomware mais ativa.

Até o momento, ele teve como alvo mais de mil organizações, incluindo grandes empresas, como a gigante alemã de autopeças Continental.

Compartilhar:

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)