Governo Russo avisa o mercado de que EUA estão atacando

Há um alerta geral para as empresas recomendando a adoção de medidas para melhorar a segurança dos seus sistemas
Da Redação
25/01/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

O NKTsKI, Centro Nacional de Coordenação de Incidentes Informáticos da Rússia, lançou na última sexta-feira um alerta geral para as empresas recomendando a adoção de medidas para melhorar a segurança dos seus sistemas. O alerta, com o título “Sobre a ameaça de ataques de computador direcionados”, contém 15 recomendações, começando pela de “atualizar os planos, instruções e diretrizes de sua organização para responder a incidentes cibernéticos”.

A deescrição do problema é claríssima e diz o seguinte: “No contexto de constantes acusações expressas contra a Federação Russa, por representantes dos Estados Unidos e seus aliados, de envolvimento na organização de ataques informáticos, bem como de ameaças destes de conduzirem ataques ‘retaliatórios’ à infraestrutura de informação crítica da Federação Russa, recomendamos tomar as medidas a seguir para aumentar a segurança dos recursos de informação”.

Veja isso
Força-tarefa acusa Rússia pelas invasões do SolarWinds
Rússia associa ciber confrontos a possível conflito nuclear

Segue-se a lista das 15 contramedidas destinadas a proteger os sistemas na Rússia. O NKTsKI é uma agência criada em 2018 pelo FSB, o Serviço de Segurança Federal, na verdade o sucessor da KGB.

O plano de 15 pontos publicado pela NKTsKI apresenta alguns conselhos básicos, incluindo atualização de planos de resposta a incidentes, configuração correta de ferramentas de segurança, treinamento de usuários para detectar phishing, evitar servidores DNS de terceiros e usar autenticação multifator. Também há controles de aplicativos, firewalls, senhas atualizadas, segurança de e-mail e patching imediato.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest