Governo dos EUA define rumo em segurança quântica

Da Redação
05/05/2022

O governo dos EUA publicou ontem um memorando de segurança sobre os riscos da computação quântica: o “memorando de segurança nacional” alerta para o fato de que a computação quântica pode comprometer as comunicações civis e militares e derrotar os protocolos de segurança da maioria das transações financeiras baseadas na Internet. O memorando orienta as agências federais a impulsionar uma abordagem prática para migrar suas tecnologias para padrões resistentes à computação quântica.

Veja isso
Otan testa rede capaz de barrar ataque de computador quântico
EUA criam roteiro para transição para criptografia pós-quântica

O memorando, divulgado juntamente com um plano para promover a liderança dos EUA em computação quântica, estsabelece ações específicas para as agências durante “um processo laborioso de vários anos de migração de sistemas de computadores vulneráveis ​​para criptografia resistente à computação quântica”.

Observando que a computação quântica representa “riscos significativos para a segurança econômica e nacional dos Estados Unidos”, a Casa Branca alertou que um computador quântico de tamanho e sofisticação suficientes “será capaz de quebrar grande parte da criptografia de chave pública usada em sistemas digitais nos Estados Unidos e em todo o mundo”.

“Quando estiver disponível, [isso] pode comprometer as comunicações civis e militares, minar os sistemas de supervisão e controle de infraestrutura crítica e derrotar os protocolos de segurança para a maioria das transações financeiras baseadas na Internet”, observou a Casa Branca.

Para iniciar o processo , o governo disse que a Agência de Segurança Nacional (NSA) e o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) desenvolverão e publicarão novos padrões criptográficos resistentes à computação quântica que podem proteger contra esses ataques futuros.

Espera-se que os primeiros conjuntos desses padrões sejam divulgados publicamente até 2024.

Uma vez que isso esteja em vigor, a Casa Branca disse que uma “estratégia de todo o governo e toda a sociedade” seria necessária para mitigar o máximo possível do risco quântico até 2035.

O memorando está em
“hxxps://www.whitehouse.gov/briefing-room/statements-releases/2022/05/04/national-security-memorandum-on-promoting-united-states-leadership-in-quantum-computing-while-mitigating-risks-to-vulnerable-cryptographic-systems/”

Compartilhar: