A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa do governo americano, a DARPA, apresentou publicamente pela primeira vez neste domingo um novo conjunto de ferramentas de busca na internet chamado Memex, que irá melhorar também as pesquisas na “Deep Web”, com o objetivo de localizar criminosos (veja a apresentação no vídeo da CBS). Num dos testes, feito com 60 milhões de anúncios sobre sexo, o buscador identificou que determinadas publicações estavam espalhadas pelos EUA, indicando uma rede de criminosos.
[ assista ao vídeo em: ]
http://www.cbsnews.com/videos/new-search-engine-exposes-the-dark-web
A concorrência para os fornecedores desse projeto foi lançada em fevereiro de 2014, exatamente um ano atrás – atualmente há 17 fornecedores trabalhando. O motor de busca Memex já iniciou a indexação de material na deep web, uma área não coberta pelos mecanismos de busca comerciais como Google e Yahoo. As buscas do pessoal de inteligência são feitas manualmente.
Calcula-se que Google e Bing cataloguem apenas 5% do que está disponível na internet, enquanto a meta do Memex é catalogar muito mais. Para isso vai armazenar conteúdo das páginas não catalogadas pelos mecanismos de busca tradicionais e varrerá também toda a área de endereços “.onion”, visível para browsers como o Tor ou endereços “i2p”, igualmente invisíveis aos buscadores.
O custo do projeto oscila entre US$ 10 milhões e US$ 20 milhões.