IDs do Google Play protegem apenas um terço dos aplicativos maliciosos, de acordo com as últimas análises do AV-Test
A ferramenta antimalware Google Play Protect ocupa os últimos lugares na lista dos softwares de segurança quando comparada aos principais rivais, de acordo com as últimas análises do AV-Test. O organismo independente de testes descobriu que a ferramenta do Google, incorporada a dispositivos Android, conseguiu detectar apenas um terço dos malwares.
O AV-Test diz que os usuários deveriam instalar uma ferramenta alternativa de terceiros para garantir uma proteção robusta contra ameaças. O órgão executou 17 aplicativos de segurança para Android através de um teste em três etapas, cobrindo proteção, desempenho e usabilidade.
Na primeira etapa, o aplicativo é necessário para identificar 6. 700 softwares maliciosos. A segunda fase cobre a carga do processador e da bateria e a terceira, verifica se há alarmes falsos que as ferramentas de segurança possam gerar em aplicativos inócuos.
Sete fornecedores conseguiram a pontuação máxima de 18: Trend Micro, Avira, SK Telekom, NortonLifeLock, Kaspersky, G Data e Bitdefender. O Google Play Protect ficou em último lugar com apenas seis pontos, concedidos apenas por seu desempenho. Ele marcou zero em proteção e usabilidade.
O AV-Test tentou duas metodologias de proteção: avaliar se os fornecedores de segurança poderiam detectar 3.300 aplicativos maliciosos totalmente novos, descobertos apenas duas a 24 horas antes, e 3.300 peças de malware perigosas, mas conhecidas anteriormente.
Vários fornecedores pontuaram 100% em ambos: Antiy, Bitdefender, Cheetah Mobile, NortonLifeLock, Trend Micro e Kaspersky. No entanto, o Google Play Protect gerenciava apenas 37% e 33%. Para colocar isso em perspectiva, o próximo “pior” desempenho foi o AVG com quase 99%.
“Como as taxas de detecção do Google Play Protect são realmente muito baixas, o uso de um bom aplicativo de segurança é altamente recomendado”, observa o relatório. “A variedade de aplicativos testados oferece uma ampla seleção de aplicativos de segurança confiáveis e compatíveis com a bateria. Aqueles com a pontuação máxima de 18 pontos são todos aplicativos pagos com taxas de licença anuais”, completa o relatório.
A ferramenta de segurança do Google foi introduzida no mercado há quase três anos.