O deputado russo Yevgeny Fyodorov, do partido Rússia Unida, disse quinta-feira que a multinacional Google estaria conduzindo políticas antirussas e que, por isso, deveria ser objeto de uma investigação por parte do Ministério do Interior e da Procuradoria Geral.
Segundo Fyodorov, a companhia americana assinou recentemente um acordo com o conselho de segurança e defesa da Ucrânia que lhe daria a possibilidade de fornecer aos serviços secretos ucranianos diversas informações sobre os internautas russos. Para evitar que isso ocorra, o parlamentar preparou um documento pedindo uma inspeção imediata das atividades da empresa na Rússia e a determinação de que ela passe a atuar de acordo com a legislação do país.
Na última quarta-feira, o diretor da agência russa que supervisiona os serviços de comunicações, Alexander Zharov, se encontrou com a vice-presidente sênior do Google, Rachel Whetstone, para discutir uma nova lei que visa a obrigar a empresa a armazenar dados pessoais dos usuários russos apenas em servidores locais.