Páginas falsas que imitam sites da Receita Federal e de outros órgãos públicos estão sendo vendidas por valores entre R$ 150 e R$ 850 mensais em uma loja virtual chamada “Loja do 7”, identificada pela equipe de Inteligência de Ameaças da empresa Safelabs. Esses sites são usados para aplicar golpes envolvendo restituição do Imposto de Renda e saques de benefícios sociais, sendo oferecidos em ambientes como a deep e a dark web.
Leia também
Os dispositivos conectados mais vulneráveis de 2025
Hunters muda de ransomware para simples extorsão
A loja também oferece ferramentas extras para coletar dados das vítimas, como CPF, sexo e mês de nascimento, com o objetivo de personalizar os golpes e torná-los mais convincentes. Com esses dados, os golpistas conseguem criar uma aparência ainda mais verossímil nas páginas falsas.
Segundo relatório publicado pela Safelabs, os golpistas chamam essas páginas de “engenharias”, e o acesso a elas funciona por meio de assinaturas mensais. Quanto mais realista e completa a página, maior o valor da assinatura. A identificação dessas ameaças foi possível com o uso da ferramenta MANTIS DRPS, que analisa mais de 40 terabytes de dados circulando na internet e agrega informações analisadas por uma equipe especializada.
A “Loja do 7” organiza seus produtos em categorias como Aluguel de APIs, Checkers, Clouds & DBs, Extratores, Ferramentas & Utilitários e Telas (esta última dedicada às páginas falsas). A estrutura organizada da loja demonstra o nível de profissionalismo e foco nos golpes digitais.
O estudo alerta que, mesmo ainda em desenvolvimento, a loja já opera com suporte via WhatsApp e planos de assinatura, facilitando o acesso de criminosos às ferramentas de fraude digital no Brasil.