[ 161,299 page views, 63,350 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.103 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Golpes de Imposto de Renda

Durante a temporada do Imposto de Renda 2025, cibercriminosos intensificaram a criação de páginas falsas com o objetivo de aplicar golpes em contribuintes e empresas. Segundo a consultoria brasileira Redbelt Security, entre 2.500 e 3.000 sites fraudulentos devem ser publicados até o fim do prazo para envio da declaração, em 31 de maio. Apenas na última semana, a média foi de 17 novas páginas falsas por dia.

Leia também
LLMs de código alucinam com bibliotecas e pacotes
Pacotes NPM maliciosos miram contas do PayPal

A empresa alerta que a tendência é de crescimento no número de fraudes, especialmente nas semanas finais do prazo, quando muitos brasileiros deixam para declarar em cima da hora. Esse comportamento aumenta a vulnerabilidade diante de ataques que exploram urgência e desatenção.

Entre os golpes mais comuns estão e-mails falsos em nome da Receita Federal com links maliciosos, informes de rendimentos adulterados que instalam malwares e promessas de reembolsos indevidos que coletam dados bancários das vítimas. Empresas também correm riscos, já que credenciais corporativas podem ser comprometidas, facilitando vazamentos de dados e ataques de ransomware.

O CEO da Redbelt, Eduardo Lopes, destaca que a segurança começa com a conscientização. Segundo ele, é fundamental que usuários e organizações adotem medidas preventivas, como treinamentos de segurança, além de tecnologias de proteção.