Golpe no Face e WhatsApp usa nome do Boticário

Paulo Brito
29/09/2017
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Clique para ampliar

Um golpe que anuncia uma promoção de primavera da perfumaria O Boticário está circulando entre usuários do WhatsApp segundo pesquisadores da PSafe. Eu também eu localizei o mesmo golpe sendo espalhado entre usuários do Facebook. Nos dois casos, é uma falsa promessa de um cupom no valor de R$150 para compras na rede da perfumaria.

Na verdade o post nas duas redes contém um link malicioso que todos os antivírus reconhecem imediatamente como contaminados, ou seja: navegando neles o dispositivo (computador ou smartphone) passa a prestar algum serviço aos criminosos sem o conhecimento do proprietário.Quem estiver com antivírus atualizado não correrá riscos.

Quem estiver desprotegido conseguirá abrir o link e cairá numa página cor-de-rosa onde será convidado a responder a três perguntas para ganhar um suposto voucher. Segundo a PSafe, a vítima é encaminhada depois a uma página que solicita seu cadastro em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou, então, pede que os usuários baixem apps falsos, que podem infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de crimes ou a um prejuízo financeiro. Na página que eu visitei o percurso terminava de outro modo: com um convite a compartilhar a promoção por meio do whatsapp. Entre a última quarta-feira e a tarde de ontem, a PSafe calcula que seu antivírus impediu a contaminação de aproximadamente 400 mil usuários.

 

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest