O FBI está investigando em Oklahoma City (capital do estado americano de Oklahoma) um cibercrime US $ 4,2 milhões. O dinheiro pertencia ao fundo de pensão do estado para policiais rodoviários, agentes estaduais, guardas florestais e outros policiais. O fundo, que se chama Sistema de Aposentadoria da Polícia de Oklahoma (OLERS), publicou na última quinta-feira um anúncio no seu website sobre a investigação, depois de ter sido procurado pela mídia. Já fazia dez dias que o dinheiro havia desaparecido.
O golpe foi feito por e-Mail. Primeiro, os cibercriminosos conseguiram assumir o controle da conta de e-Mail de um funcionário com acesso à movimentação de recursos financeiros. Depois, enviaram uma mensagem ao gestor de investimentos solicitando o resgate dos recursos e seu envio para determinado banco e conta. Nenhum detalhe foi revelado pela OLERS – nem da transação nem sobre o funcionário envolvido nem sobre a instituição que gerenciava o investimento. A organização publicou um curto aviso em seu site dizendo o seguinte: “AVISO IMPORTANTE: A OLERS foi recentemente vítima de um crime cibernético, no qual US$ 4,2 milhões foram ilegalmente roubados. Notificamos o FBI, que está conduzindo uma investigação do crime. Devido à investigação em andamento, não podemos comentar mais detalhes. No entanto, temos certeza de que os fundos roubados serão recuperados. Mais importante ainda, nenhum benefício de pensão para membros ou beneficiários foi impactado ou colocado em risco. Todos os benefícios continuarão a ser pagos em tempo hábil, como sempre”.
Embora por enquanto não se possa ter certeza de nada, muito menos de quanto será recuperado, a OLERS informou à mídia local que já foram recuperados US$ 477 mil.
O diretor executivo do fundo disse que o desvio aconteceu no dia 26 de agosto e que “ao saber da violação de segurança e do roubo tomamos medidas imediatas para encerrar a conta de e-mail e verificar se não houve outros ataques cibernéticos e que outros fundos foram roubados. Também notificamos o FBI”, afirmou.
O sistema tem quase 1.500 aposentados e mais de US $ 1 bilhão em fundos. Com agências de notícias internacionais.