airplane-422275_1280.jpg

GOL e setor de turismo em alerta contra ciberataques

Funcionários da GOL receberam mensagem privada informando sobre o incidente com a CVC e instruções para não abrir e-mails originados lá
Da Redação
04/10/2021
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Funcionários da GOL receberam no sábado dia 2 de outubro uma mensagem assinada pelas equipes de Segurança da Informação e TI da companhia intitulada “Ataque hacker à rede GOL“. Na verdade, embora não tenha havido um ataque, a mensagem avisa que as equipes de segurança estão em alerta máximo por causa do incidente ocorrido com a CVC Corp. e suas subsidiárias CVC e Submarino Viagens.

A mensagem informa que todas as mensagens com origem no domínio da CVC estão sendo bloqueadas por medida de segurança e recomenda aos funcionários que não abram qualquer mensagem com essa mesma origem. O comunicado acrescenta informações genéricas sobre os ataques.

Fontes do setor de turismo informam que outras empresas estão também em alerta, assim como agências de viagens.

Ataque hacker à rede GOL
Confira atentamente a orientação para todo o Time de Águias

Neste exato momento a equipe de Segurança da informação e TI da GOL está em nível de alerta máximo devido a uma ameaça de ataque hacker na rede da Companhia.

No início da noite de hoje, 02, a rede da nossa parceira CVC foi invadida por criminosos virtuais. Como medida preventiva e para eliminar o risco do vírus também atingir a nossa operação, todos os e-mails enviados pela CVC para a GOL Foram bloqueados até a total estabilização do ambiente da parceira. Reforçamos o alerta e a importância de não abrirem qualquer mensagem da agência enviada hoje. Convocamos o Time de Águias a elevar o nível de atenção, desde ações simples até as mais complexas.

O que são os ataques
Os ataques cibernéticos são ações nas quais hackers criminosos tentam violar, danificar ou destruir uma rede de sistemas. Diferente de golpes, no qual o usuário é “enganado”, esses ataques são direcionados e podem ter variadas motivações, tais como financeiras, comerciais, ideológicas, e até por simples demonstracão de poder ou diversão.

Como minimizar o risco de ataque:
Use apenas programas originais;
Nunca compartithe suas credenciais;
Seja cuidadoso ao manipular arquivos;
Evite conectar o computador a redes WIFI desconhecidas
Atente-se sempre a qualquer mensagem referente ao Antivírus de seu computador;
Mantenha os programas e sistema operacional sempre com as versões e atualizações mais recentes.
Segurança da informação e TI GOL

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest