quantum-869533_640.jpg

Gigantes tech criam aliança para criptografia pós-quântica

Linux Foundation, AWS, Cisco, IBM e outras empresas de tecnologia a formaram a Post-Quantum Cryptography Alliance
Da Redação
07/02/2024

A Linux Foundation anunciou nesta terça-feira, 6, o lançamento da Post-Quantum Cryptography Alliance (PQCA), uma iniciativa que visa impulsionar a adoção da criptografia pós-quântica. Fundada pela Amazon Web Services (AWS), Cisco, IBM, IntellectEU, NVidia, QuSecure, SandboxAQ e Universidade de Waterloo, a PQCA se concentrará em enfrentar os desafios de segurança colocados pela computação quântica.

Com a expectativa de que a computação quântica permitirá que os operadores de ameaças quebrem rapidamente as chaves de segurança existentes, a proteção de dados e comunicações, a PQCA quer estimular a criptografia pós-quântica e se preparar para ajudar a resolver a questão da segurança.

A aliança se envolverá no desenvolvimento de algoritmos padronizados e pós-quânticos, com o objetivo de ajudar organizações e projetos de código aberto que procuram bibliotecas e pacotes para apoiar seu alinhamento com o Commercial National Security Algorithm Suite 2.0, conjunto de algoritmos criptográficos desenvolvidos pela Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA.

Para facilitar a adoção da criptografia pós-quântica, a PQCA se envolverá em vários projetos técnicos, incluindo o desenvolvimento de software para avaliação, prototipagem e implantação de algoritmos pós-quânticos.

Os membros fundadores do PQCA têm atuado há muito tempo na padronização da criptografia pós-quântica, sendo coautores dos primeiros quatro algoritmos selecionados no Projeto de Padronização da Criptografia Pós-Quantum do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) e o trabalho da PQCA se baseia nesta base.

Veja isso
Transição quântica pode afetar segurança do sistema financeiro
UE deve ter plano para enfrentar ameaças quânticas, diz estudo

Os projetos de lançamento da PQCA incluem o projeto Open Quantum Safe, fundado na Universidade de Waterloo em 2014, e o novo projeto PQ Code Package, que visa o desenvolvimento de implementações de software de alta garantia e prontas para produção de padrões de criptografia pós-quântica. Ambos estão listados na página GitHub da PQCA.

O lançamento do PQCA ocorre cerca de um ano depois de a IBM ter publicado um roteiro para ajudar agências federais e empresas na migração para a computação pós-quântica. Também no ano passado, as agências governamentais do Reino Unido e dos EUA publicaram orientações para ajudar as organizações na transição.

Compartilhar:

Últimas Notícias