Big techs criam coalizão para criptografia pós-quântica

PQC Coalition tem Microsoft, IBM Quantum, MITRE, PQShield, SandboxAQ e a Universidade de Waterloo entre seus membros fundadores
Da Redação
27/09/2023

Um novo consórcio de tecnologia foi lançado nesta terça-feira, 26, com a missão de impulsionar a adoção da criptografia pós-quântica (PQC). A PQC Coalition tem Microsoft, IBM Quantum, MITRE, PQShield, SandboxAQ e a Universidade de Waterloo entre seus membros fundadores. O objetivo será melhorar a adoção da criptografia pós-quântica em tecnologias comerciais e de código aberto.

A computação quântica representa uma ameaça existencial ao algoritmo de Shor, batizado em homenagem ao matemático Peter Shor e a base sobre a qual toda criptografia assimétrica é construída.

Embora os computadores quânticos em funcionamento ainda estejam a anos de se tornar realidade, especialistas têm alertado que a segurança nacional e econômica global pode ser ameaçada se essas supermáquinas forem parar nas mãos erradas.

É por isso que o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dos EUA publicou no mês passado um novo conjunto preliminar de padrões PQC, depois de selecionar vários novos algoritmos de criptografia pós-quântica que serão resistentes a cracking pela computação quântica.

Os membros da Coalizão PQC disseram que buscarão trabalhar ao lado do NIST e do Projeto de Migração PQC do Centro Nacional de Excelência em Cibersegurança (NCCoE), para fornecer tecnologia e orientação para a comunidade.

Veja isso
Gerador de números aleatórios quânticos promete mais proteção
Google desenvolve chave resistente a ataques quânticos

Inicialmente, ele executará quatro fluxos de trabalho para padrões avançados para impulsionar a migração para PQC; criar materiais técnicos para apoiar a educação e o desenvolvimento da força de trabalho; produzir e verificar código de código aberto com qualidade de produção e implementar código resistente a canais laterais para verticais da economia; e garantir “agilidade” criptográfica.

“Os computadores quânticos podem não estar aqui ainda, mas sua chegada iminente já está trazendo oportunidades e ameaças à segurança nacional e econômica”, disse Charles Clancy, futurista-chefe e vice-presidente sênior da MITRE Corporation, desenvolvedora do MITRE ATT&CK, conjunto de matrizes de dados e uma ferramenta de avaliação da segurança. “Governo e indústria precisam caminhar juntos com urgência para que dados e comunicações sensíveis não sejam vulneráveis à exposição no futuro.”

Compartilhar:

Últimas Notícias