Gigante do agronegócio amplia segurança com novo sistema

Da Redação
28/03/2023

Após experiências traumáticas no passado com ferramentas ineficazes e excessivamente complexas de proteção das informações, a Zilor Energia e Alimentos, multinacional brasileira com 76 anos de trajetória que atua na produção de açúcar, etanol e energia elétrica limpa e renovável; e na fabricação de ingredientes naturais, por meio da unidade de negócio Biorigin, decidiu procurar alternativas mais simples e otimizadas para enfrentar o atual cenário de ameaças.

Depois de analisar várias opções no mercado, a empresa decidiu pela solução Security Fabric da Fortinet para implementar uma infraestrutura de rede e segurança convergente para suas operações mundiais. Para isso, a Zilor contou com o apoio da Safetyware, parceira de tecnologia da Fortinet. “A Fortinet ofereceu um ótimo custo-benefício e uma estratégia abrangente que integra várias ferramentas de um único fornecedor”, disse Fernando José da Silva, coordenador de TI da Zilor.

Inicialmente, a implantação do sistema foi feita no escritório da Zilor em São Paulo. Na sequência foi realizada a implantação no data center principal que está localizado em Lençóis Paulista, no interior do estado, hospedando a maioria das informações da empresa, aplicações principais e links de saída da internet. Posteriormente, a Zilor adicionou todos os escritórios e unidades de produção à sua rede, incluindo os que estão localizados nos Estados Unidos e Bélgica.

O projeto incluiu a instalação de um FortiGate Next-Generation Firewall (NGFW) em cada local para proteger todo o tráfego de entrada e saída de informações. Assim, a empresa conseguiu uma infraestrutura consolidada para todas as suas localidades. Antes, a Zilor tinha apenas um firewall para todos os seus locais, o que impedia a empresa de saber o que estava acontecendo em suas redes e de compreender os comportamentos dos usuários que se conectam remotamente ou nos escritórios. Ao integrar os locais com o NGFW, a equipe de TI da Zilor passou de um controle quase zero para uma visibilidade completa em relação à segurança e ao fluxo de dados pela rede.

Segundo a empresa, a implantação foi reforçada pelas capacidades de segurança para conexões Ethernet fornecidas pela solução FortiSwitch. Além disso, a Zilor precisava atualizar sua conexão sem fio nas instalações. Antes, os funcionários tinham problemas diários para acessar aplicações comerciais e realizar atividades online. A integração de uma rede Wi-Fi segura via dispositivos de pontos de acesso FortiAP permitiu à empresa integrar a WLAN em toda a infraestrutura da Fortinet, fornecendo conectividade segura e estável.

Com essas melhorias, a Zilor percebeu que precisava de uma ferramenta para uma administração unificada de toda a rede. A empresa adicionou então o FortiManager, que proporcionou uma gestão centralizada do Fortinet Security Fabric e resultou em completa visibilidade e proteção contra ameaças à segurança. “O gerenciamento da rede é fundamental para a Zilor, particularmente por ter centros de produção em áreas rurais do Brasil, bem como escritórios no exterior”, explica Silva.

Operação unificada

Com a operação unificada das soluções do Security Fabric, a Zilor agora possui o controle completo da infraestrutura e pode tomar ações imediatas para implementar regras e políticas, otimizar processos ou gerenciar usuários, tudo a partir de um único ponto. “A plataforma é muito intuitiva. Com as informações coletadas, podemos entender como otimizar os recursos da rede e evitar incidentes de segurança”, conta coordenador de TI da Zilor.

A empresa também utiliza a solução FortiNAC para controlar melhor todos os dispositivos e usuários que acessam a rede, bem como o FortiAnalyzer para otimizar relatórios, visibilidade, controle e resposta automatizada para tudo o que se conecta à rede. Segundo Silva, em termos de proteção dos usuários, o FortiClient e o FortiAuthenticator fornecem segurança a todos os funcionários, independentemente de onde se conectem à rede, o que foi muito útil para a Zilor, já que o trabalho remoto aumentou durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Hoje, não importa onde estejam trabalhando, os usuários podem se conectar à rede da empresa com o mesmo nível de segurança e controle.

Google libera ferramenta para checar contêineres 
Faltam ferramentas e pessoal para as organizações

Para a Zilor, integrar todas as soluções de rede e segurança na plataforma Security Fabric representou economia de custos e facilidade de crescimento da infraestrutura. “Anteriormente, precisávamos de vários fornecedores para cada exigência. Com a Fortinet, temos todas as soluções operando de forma integrada, o que é essencial para nós”, afirma da Silva. Ele acrescenta que a plataforma agregou um valor significativo às operações, considerando o tamanho da organização e o crescimento previsto dos negócios.

Fundada em 1946, a Zilor é a maior acionista da Copersucar, uma das maiores produtoras de açúcar e etanol do país, e possui dois escritórios principais e três instalações agroindustriais em São Paulo, com cerca de 3.500 funcionários. Já a Biorigin tem três fábricas no Brasil, uma unidade industrial nos Estados Unidos, um centro de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e um escritório e centro de distribuição na Bélgica, que viabiliza a distribuição de ingredientes naturais para mais de 60 países, marcando sua presença em todos os continentes.

Compartilhar: