Gestão de TI gasta 1/4 do tempo com cybyer

Um quarto das horas trabalhadas num departamento de TI está sendo sendo consumido só com o gerenciamento da segurança. A informação está na pesquisa global “The Impossible Puzzle of Cybersecurity”, elaborada pela empresa Vanson Bourne para a Sophos. Pior ainda, o estudo conta que os gestores de TI são diariamente bombardeados por ataques cibernéticos de toda qualidade, vindos de todas as direções, enquanto se defendem administrando ao mesmo tempo falta de experiência em segurança, de orçamento e de tecnologia atualizada.

“Gerentes de TI precisam implementar soluções de cibersegurança em camadas que sejam mais intuitivas e automatizadas. Isso permite que menos tempo seja gasto no gerenciamento de processos, refletindo-se num ganho de tempo que pode ser usado para se prepararem contra os ataques de amanhã”, diz Rafael Foster, especialista de cibersegurança da Sophos no Brasil.

A pesquisa entrevistou 3.100 executivos de TI de empresas de médio porte nos Estados Unidos, Canadá, México, Colômbia, Brasil, Reino Unido, França, Alemanha, Austrália, Japão, Índia e África do Sul. Um total de 86% acham que a especialização em segurança pode ser melhorada e 80% querem uma equipe mais forte para detectar, investigar e responder aos incidentes nessa área. Mas para 79% dos entrevistados, o recrutamento desses talentos é um desafio.

Outro desafio é o tamanho dos orçamentos para segurança (incluindo pessoas e tecnologia): 66% disseram que ele está abaixo do necessário. Ter a tecnologia atual em funcionamento é outro problema: 75% dos executivos concordam com a afirmação de que manter-se atualizado com a tecnologia de segurança cibernética é um desafio para sua organização. Essas queixas indicam que os gerentes de TI estão lutando para responder aos ataques cibernéticos, ao invés de planejar e lidar proativamente com o que está por vir.

O relatório pode ser obtido no endereço

https://www.sophos.com/en-us/medialibrary/Gated-Assets/white-papers/sophos-impossible-puzzle-of-cybersecurity-wp.pdf

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin