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Gartner aponta 4 desafios em demonstrar valor na I.A.

Durante o Gartner IT Symposium/Xpo 2024, especialistas discutiram como os CIOs estão moldando o futuro da tecnologia e enfrentando os desafios da implementação de IA em suas empresas. Uma pesquisa da Gartner com 451 líderes de tecnologia revelou que 57% dos CIOs são responsáveis por liderar a estratégia de IA em suas organizações. No entanto, quatro desafios emergentes dificultam a geração de valor com IA, criando uma corrida para equilibrar inovação e resultados práticos.

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Entre os desafios mencionados, destaca-se a dificuldade de materializar os benefícios comerciais da IA generativa (GenAI). Uma pesquisa com mais de 5.000 trabalhadores de diversos países revelou que, embora a GenAI possa economizar até 3,6 horas semanais, os ganhos de produtividade variam de acordo com o nível de adoção e a complexidade do trabalho. Além da produtividade, as empresas buscam automatizar processos e criar novos fluxos de receita com a IA, o que exige uma gestão cuidadosa dos benefícios.

Outro obstáculo crítico é o custo da IA, que pode aumentar rapidamente. Mais de 90% dos CIOs apontaram que os gastos com IA limitam o valor gerado para suas empresas. A Gartner estima que o mau entendimento dos custos da IA pode levar a erros significativos nos cálculos, com impactos de 500% a 1.000% no orçamento. CIOs precisam compreender os componentes de custo e negociar com fornecedores para evitar surpresas.

Com a proliferação de IA e dados em toda a empresa, a governança se torna outro desafio. A pesquisa da Gartner revelou que apenas 35% dos recursos de IA são desenvolvidos pelas equipes de TI, exigindo novas abordagens para gerenciar e proteger esses dados. A criação de um “sanduíche de tecnologia”, que une dados centralizados e descentralizados com sistemas de segurança e risco, é uma solução proposta para lidar com a complexidade da IA.

Por fim, o uso de IA pode impactar tanto o desempenho quanto o bem-estar dos funcionários. Reações emocionais variadas, como ciúmes ou dependência excessiva da IA, podem afetar negativamente o ambiente de trabalho. Apesar disso, apenas 20% dos CIOs se concentram em mitigar os efeitos negativos da GenAI nos funcionários. As empresas precisam gerenciar esses impactos comportamentais com o mesmo rigor dedicado à tecnologia para maximizar os resultados positivos.