A empresa BrandMonitor, especializada em combate à concorrência desleal no ambiente digital, identificou em 24h três sites suspeitos, e que provavelmente serão utilizados para fraudes contra vítimas interessadas na palavra FUVEST, a Fundação Universitária para o Vestibular. A própria FUVEST já alertou para a ocorrência de golpe envolvendo como tema a inscrição para o vestibular 2025 da Universidade de São Paulo (USP). A fraude acontece por meio dos sites falsos, que copiam a página oficial da FUVEST. Nesses sites, os candidatos são induzidos a fazer transferências via PIX que acreditam estar sendo enviadas para a organização – mas que são enviados para terceiros não autorizados.
Os endereços descobertos, segundo comunicado da empresa, foram fuvest[.]shop, fuvest[.]store e inscricaofuv[.]shop, todos em protocolo https.
Leia também
Hacker põe à venda 4,8 milhões registros da edtech Descomplica
Invasão em gerenciador arrasa SSDs de 13 mil estudantes
Diego Daminelli, fundador e CEO da BrandMonitor comenta que “em um momento tão decisivo para a vida de milhares de estudantes, é fundamental que os candidatos sejam protegidos contra tentativas de fraude. A segurança digital deve ser uma prioridade não apenas para as instituições, mas também para os próprios usuários. É essencial que os candidatos estejam atentos a práticas seguras, como verificar a autenticidade dos sites e evitar clicar em links suspeitos. A educação digital é uma ferramenta poderosa para prevenir fraudes e proteger dados pessoais. Além disso, as instituições precisam garantir que seus processos sejam à prova de fraudes, investindo em tecnologias avançadas de segurança e comunicação clara com o público. A confiança dos candidatos e suas famílias depende da transparência e segurança oferecidas pelos organizadores do vestibular. A prevenção é a melhor defesa contra esses golpes”, afirma Diego.
Mini-bio do Diego
Diego Daminelli é fundador e CEO da BrandMonitor, . Antes disso, foi co-fundador da MOCCATO e ocupou cargos de liderança em empresas como Afilio e Zarpo. Além de suas realizações no mundo corporativo, é reconhecido por seu histórico em growth marketing, compromisso com a educação e apoio a startups.