Fotos de nudez e outros dados recuperados em telefones “zerados”

Paulo Brito
09/07/2014

buraco-de-fechaduraRestaurar smartphones Android ao estado default ou apagar a memória não evita que informações pessoais possam ser recuperadas, anunciaram pesquisadores AVAST. Eles fizeram o teste com a compra de 20 smartphones “limpos” no eBay, recuperando um conjunto de mais de 40.000 unidades de informação. Foram comprados dispositivos como  os modelos Samsung Galaxy S2, S3 e S4; os da HTC One X, EVO 4G, Thunderbolt ADR6400L e Sensation 4G; o LG Optimus L9 P769 e o Motorola Droid RAZR MAXX XT912. De todos estes dispositivos, mais de 40.000 fotografias foram recuperadas, diz um post da empresa terça-feira. Mais de 1.500 fotos foram fotos das famílias de crianças, mais de 750 eram fotos de mulheres nuas, e mais de 250 foram “selfies” dos órgãos genitais masculinos presumivelmente tomadas pelo proprietário anterior. Além disso, mais de um milhar de pesquisas do Google, mais de 750 e-mails e mensagens de texto, mais de 250 nomes e endereços de e-mail, e quatro identidades dos proprietários anteriores também foram recuperados, bem como um pedido de empréstimo concluída.
Não havia dados ou informações de empresas disse Jaromír Horejsi, analista de malware da AVAST. A recuperação foi simples segundo eles: o acesso foi feito ao root, depois foi feita a clonagem de partições e buscados os padrões de formato de arquivo. Todos os dados interessantes foram recuperados de ‘dados’ ou partições ‘userdata’ e em alguns casos do cartão de memória.

O blog da Avast está em

http://blog.avast.com

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)