fraude no comércio eletrônico

Fóruns da dark web oferecem nova ferramenta de IA FraudGPT

Da Redação
28/07/2023

Especialistas em segurança cibernética identificaram uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) chamada FraudGPT, que circula nos marketplaces da  dark web e canais do Telegram desde sábado passado, 22.

O FraudGPT é anunciado como uma solução completa para criminosos cibernéticos. Alguns de seus recursos incluem criar e-mails de spear phishing, malware indetectável, gerar páginas de phishing, identificar sites vulneráveis e até mesmo oferecer tutoriais sobre técnicas de hacking.

A equipe de pesquisadores de ameaças da Netenrich tem monitorado de perto as atividades do FraudGPT e o operador da ameaça por trás dele. De acordo com um comunicado publicado pela empresa na terça-feira, 25, o operador da ameaça já havia sido um fornecedor estabelecido em vários mercados da dark web. No entanto, em um movimento estratégico para evitar golpes de saída do mercado, ele estabeleceu um canal no Telegram, fornecendo uma plataforma mais estável para oferecer seus serviços maliciosos.

Veja isso
Credenciais roubadas da OpenAI estão à venda na dark web
Loja da dark web distribui 1,2 milhão de cartões gratuitamente

“Ferramentas generativas de IA fornecem aos criminosos as mesmas funções básicas que fornecem aos profissionais de tecnologia: a capacidade de operar em maior velocidade e escala”, explicou John Bambenek, principal caçador de ameaças da Netenrich. “Os invasores agora podem gerar campanhas de phishing rapidamente e lançar mais simultaneamente.”

As taxas de assinatura do FraudGPT variam de US$ 200 por mês a US$ 1.700 por ano, e a ferramenta possui mais de 3 mil vendas e análises confirmadas.

Para combater essa ameaça, os especialistas enfatizaram a necessidade de inovação contínua nas defesas de segurança cibernética.O comunicado da Netenrich sobre FraudGPT ocorre apenas duas semanas depois que a SlashNext descobriu o WormGPT, em 13 de julho.

Compartilhar: