A Ford Global Technologies, subsidiária de pesquisa e desenvolvimento da Ford, entrou com um pedido de patente para ouvir todas as conversas num veículo e usá-las para direcionar publicidade aos ocupantes. Um documento de 12 páginas protocolado dia 29 de Agosto no serviço nacional de patentes dos Estados Unidos detalha que “em um exemplo, o controlador pode monitorar o diálogo do usuário para detectar quando os indivíduos estão em uma conversa. As conversas podem ser analisadas para palavras-chave ou frases que podem indicar para onde os ocupantes estão viajando.” A tecnologia — rotulada como “apresentação de propaganda no veículo” — determinará onde um carro está localizado, quão rápido ele está viajando, em que tipo de estrada ele está dirigindo e se está no trânsito. Ele também preverá rotas, velocidades e destinos para personalizar anúncios para motoristas, disse o pedido de patente.
Leia também
Ford diz que bug em Wi-Fi de veículos não afeta dirigibilidade
Hack usando o Flipper Zero pode desbloquear e roubar carros Tesla
O pedido de patente até reconhece que os usuários não gostam de anúncios e sugere um método para mitigar essa antipatia. “Tais sistemas e métodos fornecem ainda a força oposta à inclinação natural do usuário de buscar anúncios mínimos ou nenhum. Esses sistemas e métodos podem programar inteligentemente durações variáveis de anúncios, com o tempo de reprodução buscando maximizar a receita da empresa enquanto minimiza o impacto na experiência do usuário“.
A descrição da patente continua enfatizando a quantidade de monitoramento e personalização que a Ford prevê: “O controlador também pode ser configurado para determinar a presença do usuário e personalizar a apresentação de anúncios em resposta. Por exemplo, o controlador pode determinar a presença do usuário a partir de câmeras na cabine, assinaturas de voz ou outros meios. Quando um usuário específico é identificado, o número e/ou tipos de anúncios podem ser personalizados para as preferências específicas do(s) usuário(s) identificado(s) como ocupantes do veículo. Quando vários indivíduos são identificados, o veículo pode apresentar anúncios com base nas preferências de cada usuário. Ou seja, o controlador pode apresentar uma carga de trabalho de anúncios para um primeiro indivíduo que foi identificado como ocupante e uma segunda carga de trabalho de anúncios para um segundo indivíduo que foi identificado como ocupante“.