A Ford desmentiu relatos de que hackers violaram seus sistemas de computador e expuseram os dados de milhares de clientes. Notícias de um ataque e vazamento começaram a aparecer no domingo passado, depois que um usuário com o nome @Energy WeaponUser publicou um post no site BreachForums alegando que havia acessado as informações pessoais de mais de 44.000 clientes da empresa. O suposto vazamento incluía nomes, locais e detalhes sobre os produtos Ford que esses clientes compraram.
Leia também
Hyundai lança divisão de cyber automotiva
Gemalto desenvolve soluções para indústria automotiva
O post estava oferecendo os dados a outros usuários do fórum por oito créditos. A Ford negou ter sofrido qualquer tipo de violação e buscou tranquilizar os proprietários de que suas informações estavam seguras. “A investigação da Ford determinou que não houve violação dos sistemas da Ford ou de dados de clientes”, disse um porta-voz à mídia. “O assunto envolveu um fornecedor terceirizado e um pequeno lote de endereços comerciais de revendedores, disponíveis publicamente. É nosso entendimento que o assunto já foi resolvido.”
A Ford é a segunda montadora cujas vulnerabilidades foram questionadas neste mês. Na semana passada, especialistas em segurança descobriram que o sistema de infoentretenimento Connect, da Mazda poderia ser exposto a violações, potencialmente permitindo que os sistemas de segurança do carro fossem comprometidos, embora os hackers precisassem de acesso à porta USB do veículo. A Mazda respondeu à mídia que não tinha uma correção específica para o problema naquele momento, mas acreditava que os clientes não deveriam ficar preocupados.