[ 273,274 page views, 120,004 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.086 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Força Aérea anuncia Núcleo de Defesa Cibernética

A Força Aérea Brasileira anunciou ontem a implantação do “Núcleo do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica” (NuCDCAER), uma iniciativa que antecede a implantação do Centro de Defesa Cibernética da FAB. O objetivo do núcleo, segundo o comunicado da arma, é proporcionar maior segurança ao Sistema de Controle e Defesa do Espaço Aéreo e às Atividades Espaciais: “No contexto das novas ameaças aos recursos tecnológicos, é importante ampliar o Poder Aeroespacial”, destacou o comunicado.

O Chefe da Terceira Seção da Terceira Subchefia do Estado Maior da Aeronáutica, coronel Cláudio Duarte Faria, participou da coordenação do estudo. Segundo ele, o foco central da implantação do NuCDCAER é acompanhar a evolução tecnológica na velocidade com a qual as informações se propagam pela rede. “A FAB não pode ficar fora da evolução tecnológica e por isso daremos seguimento na segurança dos dados que desenvolvemos e transmitimos”, explica.

Veja isso
Exército anuncia criação do Sistema Militar de Defesa Cibernética
Bolsonaro indica três militares para diretoria da ANPD

O Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) é o responsável pelo estudo de implementação do núcleo, que fica na estrutura organizacional do Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília (CCA-BR). Será o responsável, posteriormente, pelas realizar medidas administrativas de desativação do NuCDCAER e ativação do Centro de Defesa Cibernética da Aeronáutica (CDCAER), previsto para até dezembro de 2023.

A primeira fase da implantação é destinada à seleção e capacitação de pessoal, redistribuição de tarefas não relacionadas à Defesa Cibernética e ao incremento de capacidade de proteção. O prazo para finalização dessa fase é junho de 2022. O processo inicial será feito pelo Centro de Computação da Aeronáutica de Brasília, centralizando os meios para as ações de Defesa Cibernética do Comando da Aeronáutica (COMAER).