Firewall derruba sistema 911 em estado nos EUA

Da Redação
19/06/2024

Um firewall instalado para fornecer proteção contra ataques cibernéticos deixou ontem fora do ar, durante cerca de duas horas, o sistema de chamadas de emergência do estado norte-americano de Massachusetts, que opera recebendo chamadas pelo número 911. A interrupção, que ocorreu por volta das 13h15 de terça-feira e foi resolvida por volta das 15h15, ocorreu justamente quando uma onda de calor se instalou sobre Massachusetts. Enquanto o sistema esteve fora do ar, as pessoas que precisavam fazer chamadas de emergência foram orientadas a entrar em contato com a linha direta do departamento de polícia local ou usar uma caixa de telefonia pública dos bombeiros.

Veja isso
Cidade de Dallas vai gastar US$ 8,5 milhões para mitigar ataque
EUA vão avaliar conformidade de privacidade de companhias aéreas

“O firewall impediu que as chamadas chegassem aos centros de despacho 911, também conhecidos como Pontos de Atendimento de Segurança Pública (PSAPs)”, informou o Escritório Executivo de Segurança Pública e Proteção de Massachusetts. Segundo o órgão, “a análise inicial do incidente pela Comtech [ fornecedora do sistema ] confirmou que a interrupção não foi resultado de um ataque cibernético ou hack; no entanto, o motivo exato pelo qual o firewall impediu que as chamadas chegassem aos centros de despacho permanece sob análise.”

O serviço 911 existe dentro do Escritório Executivo de Segurança e Proteção Pública e é financiado por uma taxa de US$ 1,50 por mês em todos os dispositivos que podem acessar o sistema, como os telefones celulares. A interrupção do serviço em Massachusetts causou confusão em outros estados do Nordeste, onde alguns moradores também receberam notificações em seus telefones. Mas as autoridades do Maine, New Hampshire, Rhode Island, Nova Iorque e Vermont afirmaram que os seus sistemas estavam normais.

Compartilhar: