A Federação de Futebol dos EUA (US Soccer) notificou seus associados sobre um possível vazamento de dados pessoais, ao enviar em 29 de outubro cartas a todos eles, explicando a situação e fornecendo instruções sobre proteção de agora em diante. O incidente de segurança ocorreu em Maio, quando a organização detectou acesso não autorizado à caixa de e-mail de um de seus funcionários, possivelmente expondo informações sensíveis.
Leia também
Strava revela localização do Presidente da República
Brasil: 2 milhões de ataques de malware por dia
O acesso não autorizado durou de 17 a 23 de maio, e foi descoberto no dia 23. Em resposta imediata, a US Soccer bloqueou o acesso e acionou especialistas em segurança cibernética para investigar o caso. A análise revelou, em 7 de agosto, que os dados comprometidos incluíam informações como nomes e números de previdência social de torcedores e funcionários.
Com a investigação concluída, a US Soccer começou a notificar diretamente os usuários afetados, oferecendo a eles uma assinatura gratuita de monitoramento de histórico de crédito por um ano. Esse serviço foi disponibilizado para ajudar a proteger os usuários de possíveis tentativas de fraude.
Além do monitoramento, a federação emitiu recomendações aos afetados para protegerem suas informações, incluindo a verificação regular de relatórios de crédito, a configuração de alertas de fraude e a possibilidade de congelar temporariamente seus históricos de crédito, evitando transações não autorizadas.
A US Soccer também alertou os usuários para estarem atentos a qualquer atividade financeira suspeita e, se necessário, reportarem o mais rápido possível às instituições de crédito. A organização permanece vigilante, reafirmando seu compromisso com a proteção de dados de seus usuários e funcionários.