[ 161,299 page views, 63,350 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 6.103 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar
business-gb7eeecba1_640.jpg

Faturamento com GenAI vai a US$ 644 bi este ano

O Gartner prevê que os gastos globais com inteligência artificial generativa (GenAI) alcançarão US$ 644 bilhões em 2025, representando um aumento de 76,4% em relação a 2024. Esse crescimento será impulsionado pela evolução dos modelos fundamentais de IA e pela crescente demanda por soluções baseadas em GenAI.

Leia também
Simulação leva LLMs a criarem jailbreaks
IA fortifica crime organizado, aponta União Europeia

Apesar das altas taxas de falha em projetos iniciais de prova de conceito (POC) e da insatisfação com os resultados atuais da tecnologia, os provedores de modelos fundamentais continuam investindo bilhões para melhorar o desempenho, a confiabilidade e a eficiência da GenAI. A previsão da Gartner indica que esse cenário persistirá até 2026, com CIOs e empresas optando por soluções comerciais prontas para uso, em vez de investirem no desenvolvimento próprio.

A maior parte dos gastos com GenAI em 2025 será direcionada ao hardware, incluindo servidores, smartphones e PCs equipados com recursos de IA. Espera-se que 80% dos investimentos estejam relacionados a esses dispositivos, consolidando a presença da GenAI em produtos de consumo. Segundo a Gartner, até 2028, quase todos os dispositivos de consumo terão algum tipo de funcionalidade baseada em IA, mesmo sem uma demanda explícita dos consumidores.

A previsão da Gartner é baseada em uma análise detalhada das vendas de mais de mil fornecedores de GenAI, abrangendo hardware, software e serviços de TI. O relatório completo está disponível para os clientes da Gartner no estudo “Alerta de previsão: gastos com TI da GenAI, 2023-2028, em todo o mundo”.

Tendências e insights adicionais sobre GenAI serão discutidos no Gartner IT Symposium/Xpo, evento que reúne CIOs e executivos de TI para debater o impacto da IA, segurança cibernética, experiência do cliente, análise de dados e transformação digital.