Falha de energia trava serviços do Google Cloud por 2h41m

Problemas atingiu datacenters das regiões us-east1-c e us-east1-d, em Moncks Corner, no estado de South Carolina, EUA
Paulo Brito
30/06/2020
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Durante quase três horas de ontem, os usuários do Google Cloud tiveram problemas em quatro serviços: Compute Engine, Cloud Memorystore, Cloud Networking e Kubernetes Engine. A causa foram problemas de energia nos datacenters que dão suporte às regiões us-east1-c e us-east1-d, todos em Moncks Corner, no estado de South Carolina, nos Estados Unidos, segundo os boletins de suporte da empresa. Nesse intervalo de tempo, máquinas virtuais não podiam ser visualizadas ou apareciam como indisponíveis e novas VMs não podiam ser criadas. A descrição do problema segundo os boletins de suporte do Google era esta:

We are experiencing an issue with Google Compute Engine in all zones in us-east1 where existing VMs may be unavailable or unreachable, and new VM creation may fail beginning on Monday, 2020-06-29 08:15 US/Pacific.
Symptoms: Existing VMs may appear as unavailable and may be unreachable. New VM creation may fail.
Our engineering team continues to investigate the issue.
We will provide an update by Monday, 2020-06-29 09:52 US/Pacific with current details.
We apologize to all who are affected by the disruption”.

O primeiro dos incidentes, segundo os horários dos updates, apareceu no Google Kubernetes Engine às 11h15 e só foi encerrado quatro horas depois. O que aconteeceu foi que os problemas na região us-east1-d foram resolvidos segundo o Google às 12h45, mas na us-east1-c eles continuaram por mais tempo. O serviço do Cloud Networking, por exemplo, caiu às 12h15 e só foi restaurado definitivamente às 15h27. Nesse mesmo horário foi declarado como encerrado o incidente do Cloud Memorystore.

Veja isso
Brecha no VMware Cloud Director traz risco a provedores de nuvem
IBM anuncia solução de segurança para multi cloud

Ontem, além dos problemas com as VMs, a plataforma Kubernetes e os serviços de rede estavam parcialmente indisponíveis, assim como os sistemas de hospedagem e armazenamento do Google Cloud. Três meses atrás, em 31 de março, o Google Cloud também havia apresentado problemas: houve falhas durante sete horas, segundo os boletins de suporte, nos serviços Cloud SQL, Cloud Data Fusion e Cloud Composer services.

No dia 22 de junho, os serviços da região us-east1 já haviam apresentado problemas, porque credenciais estavam sendo invalidadas não só lá como também no Microsoft Azure. O problema atingiu os serviços do Kafka, Schema Registry, Connect e KSQL e duraram cerca de 14 horas.

Com agências internacionais

Compartilhar:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest

Inscrição na lista CISO Advisor

* campo obrigatório