Interrupções no serviço da operadora de telecomunicações canadense Rogers, que começaram por volta das 5h30 de sexta feira (horário de Brasília), derrubaram perto de 25% da conectividade de internet do país, segundo dados da NetBlocks. O problema foi o segundo em 15 meses, fazendo com que canadenses que trabalham em casa lotassem cafeterias e bibliotecas em busca de conexão.
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O serviço ainda não está totalmente restabelecido e segundo comunicado do CEO Tony Staffieri publicado no final da tarde de ontem, a causa dos problemas estava em roteadores:
“Agora acreditamos que reduzimos a causa a uma falha no sistema de rede após uma atualização de manutenção em nossa rede principal, o que causou o mau funcionamento de alguns de nossos roteadores na manhã de sexta-feira. Desconectamos os equipamentos e redirecionamos o tráfego, o que permitiu que nossa rede e serviços voltassem a funcionar ao longo do tempo, à medida que gerenciamos os volumes de tráfego voltando aos níveis normais”.
Richard Leblanc, professor de Governança, Direito e Ética da Universidade de York de Toronto, disse numa entrevista à rede CBC que a interrupção foi uma oportunidade de aprendizado para atores de ameaças, como hackers patrocinados pelo Estado russo, que agora podem ver como a indústria canadense, instituições financeiras e sistemas de saúde são vulneráveis ao ataque a um provedor de telecomunicações: “Isso poderia ter sido catastrófico para o país se este fosse um ator de ameaça”.
A interrupção afetou o dia a dia de milhões de canadenses, impossibilitados de fazer transações financeiras pela internet ou de sacar dinheiro em caixas automáticos, paralisando as comunicações entre setores, incluindo saúde, aplicação da lei e indústria financeira. Muitos serviços de emergência que atendem pelo número 911 não puderam receber chamadas, vários hospitais relataram impactos em seus serviços e as transações de débito foram pausadas quando caiiu a conexão do Interac, o serviço interbancário canadense.
O Banco de Montreal informou em comunicado em sua conta no Twitter que a interrupção afetou “todas as instituições financeiras”, bem como interrupções no serviço de transferência de contas bancárias canadenses do Interac e no processamento de transações financeiras.
No comunicado ao público, o CEO da Rogers afirmou ainda que os serviços “foram restaurados e que nossas redes e sistemas estão quase totalmente operacionais. Nossas equipes técnicas continuam monitorando quaisquer problemas intermitentes restantes. Também quero delinear um plano de ação que estamos implementando para resolver o que aconteceu”. O comunicado acrescenta que os clientes receberão um crédito em suas contas pela interrupção: “Este crédito será aplicado automaticamente à sua conta e nenhuma ação é necessária de sua parte”.
Com agências de notícias internacionais