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Facebook publica explicação oficial de blackout

Post do vice-presidente de infraestrutura da empresa confrma problema de configuração errada de roteamento
Da Redação
05/10/2021
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O Facebook atualizou hoje um post publicado ontem com as explicações oficiais de seu apagão, que atingiu também WhatsApp, Messenger e Instagram. Assinado pelo engenheiro Santosh Janardhan, VP de Infrasetrutura, o post confirma as hipóteses levantadas por uma grande quantidade de especialistas: alteração desastrosa de configurações. O VP do Facebook afirmou que alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre os data centers da empresa é que causaram os problemas que interromperam essa comunicação: “Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços”.

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Leia a explicação do Facebook:

A todas as pessoas e empresas em todo o mundo que dependem de nós, lamentamos o transtorno causado pela interrupção de hoje em nossas plataformas. Temos trabalhado o máximo que podemos para restaurar o acesso e nossos sistemas estão funcionando novamente. A causa subjacente dessa interrupção também afetou muitas das ferramentas e sistemas internos que usamos em nossas operações diárias, complicando nossas tentativas de diagnosticar e resolver o problema rapidamente.

Nossas equipes de engenharia aprenderam que as alterações de configuração nos roteadores de backbone que coordenam o tráfego de rede entre nossos data centers causaram problemas que interromperam essa comunicação. Essa interrupção no tráfego de rede teve um efeito cascata na maneira como nossos data centers se comunicam, interrompendo nossos serviços.

Nossos serviços estão novamente online e estamos trabalhando ativamente para devolvê-los totalmente às operações regulares. Queremos deixar claro que não houve atividade mal-intencionada por trás dessa interrupção – sua causa raiz foi uma alteração de configuração defeituosa de nossa parte. Também não temos evidências de que os dados do usuário tenham sido comprometidos como resultado desse tempo de inatividade.

(Atualizado em 5 de outubro de 2021, para refletir as informações mais recentes)
Pessoas e empresas em todo o mundo confiam em nós todos os dias para se manterem conectadas. Entendemos o impacto que interrupções como essas têm na vida das pessoas, bem como nossa responsabilidade em mantê-las informadas sobre interrupções em nossos serviços. Pedimos desculpas a todos os afetados e estamos trabalhando para entender mais sobre o que aconteceu hoje para que possamos continuar a tornar nossa infraestrutura mais resiliente.

Com agências de notícias internacionais

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