[ 219,095 page views, 100,091 usuários nos últimos 30 dias ] - [ 5.981 assinantes na newsletter, taxa de abertura 27% ]

Pesquisar

Fabricante nega que Flipper Zero facilita o roubo de carros 

A Flipper Devices, fabricante do Flipper Zero, respondeu ao plano do governo canadense de proibir o dispositivo no país, argumentando que ele é injustamente acusado de facilitar o roubo de carros. No início de fevereiro, o ministro da Indústria do Canadá, François-Philippe Champagne, enviou proposta para proibir a importação de “dispositivos de hacking, como flippers”, já que os criminosos supostamente os usam para roubar automóveis.

As autoridades canadenses apresentaram estatísticas que mostram um aumento nos roubos de automóveis, atualmente em cerca de 90 mil anualmente, o que os legisladores do país acreditam estar ligado à disponibilidade do Flipper Zero ou de ferramentas de hacking semelhantes.

O Flipper Zero é uma ferramenta de pentest portátil, programável, que permite aos usuários experimentar e depurar vários hardwares e dispositivos digitais usando inúmeros protocolos, incluindo RFID (identificação por radiofrequência), NFC (Near Field Communication, ou comunicação por campo de proximidade), infravermelho e Bluetooth. No entanto, grande parte da funcionalidade do Flipper Zero pode ser reproduzida usando outros dispositivos, incluindo computadores, smartphones Android e Raspberry Pi, que não estão sendo alvo de nenhuma proibição no país.

A Flipper Devices, fabricante da ferramenta de pentest, argumenta que as acusações não procedem e que as autoridades estão mal informadas, uma vez que o Flipper Zero é incapaz de roubar carros usando sistemas de entrada sem chave. “Acreditamos que propostas como esta são prejudiciais à segurança e retardam o progresso tecnológico”, diz uma nova postagem no blog da Flipper Devices. “Eles geralmente são feitos por quem não entende realmente como funciona a segurança e não fará nada para resolver o problema do roubo de carros”.

A fabricante explica que o roubo de carros requer repetidores de sinal que custam entre US$ 5 mil e US$ 15 mil, que podem ser comprados online. Os ladrões de carros se aproximam da porta da frente do carro com esses dispositivos repetidores e retransmitem o sinal passivo do chaveiro para seu cúmplice que está perto do carro, que destrava o veículo como se a chave real estivesse próxima.

Veja isso
Hack usando o Flipper Zero pode desbloquear e roubar carros Tesla
Anatel confisca cargas do Flipper Zero para ‘evitar uso em crimes’

Esses dispositivos repetidores possuem vários módulos de rádio e vários watts de potência, tornando o ataque possível. Entretanto, o Flipper Zero depende de um único módulo de rádio e é limitado a apenas dez miliwatts, o que o torna extremamente fraco e impraticável para o uso em roubo de carros. “Para transmitir sinais aos porta-chaves por meio de paredes, os ladrões precisariam de antenas enormes e repetidores poderosos”, explica a Flipper Devices. “Todos os casos de roubo de carros documentados em vídeo mostram que o equipamento de roubo ocupa muito espaço nas mochilas dos ladrões.”

A equipe do Flipper Zero também critica a decisão de proibição como altamente seletiva, considerando que os componentes eletrônicos internos que o dispositivo utiliza estão amplamente disponíveis há muitos anos e são usados por vários outros dispositivos.