Em 1º de agosto de 2022, a fabricante de semicondutores alemã Semikron comunicou uma possível violação de dados decorrente de um ataque supostamente de ransomware, Embora as investigações da empresa ainda estejam em andamento, o Escritório Federal Alemão de Segurança da Informação informou que os invasores estão ameaçando vazar até 2 TB de dados para a dark web. Em 4 de agosto de 2022, a Semikron postou uma atualização no site da empresa, prometendo notificar todas as partes afetadas quando sua investigação for concluída.
Veja isso
EUA podem bloquear exportações de chips para a Rússia
Geração de energia eólica na Alemanha sofre ataques
De acordo com dois avisos publicados no site da Semikron, a empresa detectou ter sido vítima de um “ataque cibernético de um grupo de hackers profissional”. Os atacantes disseram à gerência da Semikron que ‘certos dados foram roubados’ do sistema de computadores da empresa. Inicialmente, a Semikron não conseguiu validar as alegações dos hackers; no entanto, a empresa observou que partes de sua rede de computadores estavam criptografadas.
Em resposta, a Semikron notificou a polícia e começou a trabalhar com uma empresa de segurança cibernética para investigar o incidente e determinar se algum dado de cliente havia vazado. A investigação da empresa está em andamento e, no comunicado de imprensa de 4 de agosto de 2022 a empresa observou que “não temos informações definitivas sobre vazamentos de dados no momento”. A Semikron também explicou que, assim que a empresa determinar o alcance da violação, notificará todas as partes cujas informações foram afetadas.
Semikron é uma empresa de fabricação alemã que projeta e fabrica. Ela foi fundada em 1951 e atualmente está sediada em Nuremberg. A empresa possui fábricas em todo o mundo, inclusive na Alemanha, Brasil, China, França, Índia, Itália, Eslováquia e Estados Unidos. A Semikron emprega mais de 3.000 pessoas e gera aproximadamente US$ 423 milhões de receita anual. Este é o comunicado do dia 1 de Agosto de 2022:
O Grupo SEMIKRON tornou-se vítima de um ataque cibernético por um grupo de hackers profissionais. Como parte deste ataque, os criminosos alegaram ter exfiltrado dados do nosso sistema. Se este é o caso e quais dados estão em causa está atualmente sujeito a investigação. As autoridades competentes da sede do Grupo SEMIKRON foram informadas. Assim que informações mais detalhadas sobre um possível vazamento de dados estiverem disponíveis, os clientes e parceiros afetados serão informados.
O ataque também levou a uma criptografia parcial de nossos sistemas e arquivos de TI. Toda a rede está sendo investigada e limpa de forma forense.
Imediatamente iniciamos todas as medidas necessárias para limitar possíveis danos. Com o apoio de especialistas externos em segurança cibernética e forenses, estamos investigando o incidente. Ao mesmo tempo, estamos trabalhando para restaurar a capacidade de trabalhar a fim de minimizar as interrupções para nossos funcionários, clientes e parceiros e garantir a segurança de nossos sistemas de TI da melhor forma possível. Além disso, contamos com o apoio das autoridades responsáveis na investigação e coordenação de outras medidas.
Se você tiver alguma dúvida, observação ou indicação sobre o incidente cibernético, entre em contato conosco por e-mail em: [email protected]
Responderemos sua pergunta o mais rápido possível.
Obrigado pela sua compreensão!
Atenciosamente
Gerência SEMIKRON