[ Tráfego 4/Out a 2/Nov: 341.857 page views - 134.359 usuários ] - [ Newsletter 5.481 assinantes Open rate 28%]

Explode demanda por especialistas em GenAI

Da Redação
20/10/2024

Cresceu em 411% nos últimos cinco anos a busca por especialistas em inteligência artificial generativa (GenAI), informa um estudo da Cornerstone, empresa especializada em estratégias de RH com sede em Santa Mônica (CA), Estados Unidos. Intitulado “Global state of the skills economy”, o estudo não menciona o Brasil mas mostra uma demanda crescente por funções de IA e aprendizado de máquina nos últimos cinco anos, com destaque para o crescimento explosivo da IA generativa.

Fonte: Global state of the skills economy 2024 (clique para ampliar)

Leia também
Mão de obra de cyber encolheu em 2024
Norte coreanos nas empresas da lista Fortune 100

O gráfico à esquerda ilustra o aumento de 411% na publicação de ofertas de emprego relacionadas à GenAI, principalmente após o lançamento do ChatGPT-4 no início de 2023, destacando a crescente demanda por expertise em GenAI. As organizações estão ansiosas para serem as primeiras a adotar a tecnologia GenAI, reconhecendo seu potencial para impulsionar a inovação, otimizar as operações e aprimorar as experiências do cliente. No Brasil, a Impulse Tecnologia é Master Reseller Autorizada da Cornerstone, com atuação nacional e projetos LATAM para empresas de grande porte; o propósito da empresa é impulsionar o sucesso de organizações por meio do desenvolvimento e engajamento de seus colaboradores através de projetos de Cultura de Aprendizagem (LMS, LXP) e RH Estratégico.

Para apresentar as tendências do mercado de trabalho de IA na pesquisa, a Cornerstone baseou-se na análise dos últimos cinco anos de anúncios buscando profissionais. Para isso, a SkyHive, plataforma de gestão e requalificação de talentos adquirida pela Cornerstone, analisou 40 TB de dados (ofertas de emprego, currículos, dados governamentais) abrangendo mais de 200 países e territórios. Foram analisadas informações que abrangem as áreas geográficas onde se encontra o maior número de ofertas de emprego: França, Austrália, Alemanha, Índia, Itália, Estados Unidos, Espanha, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido.

A nível global, o relatório destaca um aumento acentuado nas ofertas de emprego nas áreas da inteligência artificial, com um crescimento de 65% nos anúncios em IA e machine learning desde 2019. No mercado de trabalho, o destaque está sem dúvida nos desafios com os quais a GenAI. um aumento espetacular de +411% em 2024 em comparação com 2019. O estudo mostra que desde o início de 2023, os pedidos aumentaram de menos de 0,05% para mais de 0,3% no espaço de um ano. Ela também destaca que as necessidades de IA generativa não se limitam à indústria de TI. Embora concentradas principalmente em indústrias como desenvolvimento de software e consultoria de TI, estas plataformas estão registando um crescimento nos serviços financeiros, cuidados de saúde, produtos farmacêuticos e bancos. 

Compartilhar: