O IEEE-USA, capítulo dos Estados Unidos do Institute of Electrical and Electronics Engineers, publicou ontem um documento com alertas e sugestões para reduzir a vulnerabilidade do setor elétrico nos EUA. O título do documento é “Construção de uma Rede Inteligente para o Século 21”; ele foi preparado pelo Comitê de Política Energética (EPC) do Institute of Electrical and Electronics Engineers-Estados Unidos da América (IEEE-USA).
Os desafios enfrentados pela rede de energia elétrica dos EUA incluem equipamentos antigos, ameaças à segurança física e cibernética, perdas de transmissão, incêndios florestais e condições climáticas extremas, problemas de interconexão e integração de fontes de geração renováveis. O novo white paper destaca soluções para esses problemas, incluindo novas tecnologias, como recursos de energia distribuída, sistemas de armazenamento de energia, micro-redes e resposta à demanda por exemplo.
Veja isso
Elétricas sob ataque na Europa, Ásia, EUA
Elétricas dos EUA testam ciberdefesa
“A modernização da rede é um imperativo nacional urgente”, disse Kate Duncan, presidente do IEEE-USA. Segundo ela, “a geração e distribuição confiáveis de eletricidade são extremamente importantes para nossa economia e para a saúde e segurança de todos. Os Estados Unidos precisam levar a sério a atualização dessa infraestrutura hoje para proteger esses serviços essenciais”.
“A rede elétrica de hoje enfrenta desafios como a transição para uma infra-estrutura moderna que atenda às nossas necessidades no século 21”, disse Will Robinson, vice-presidente de Relações Governamentais. “A rede deve se tornar mais sustentável, resiliente e confiável, ao mesmo tempo que permanece acessível para todos os clientes. Novas ameaças exigem novas abordagens e este relatório mostra como podemos chegar lá”.
Ele está disponível para download em ieeeusa.org/advocacy/white-papers.
Com agências internacionais