Mais de metade das perdas foram registradas nos nove primeiros dias de abril. Os fraudadores se fazem passar por funcionários do governo, da OMS e de outras organizações, ofertam empregos que não existem e curas milagrosas do coronavírus
O número de golpes relacionados ao coronavírus está crescendo com enorme rapidez nos EUA. Em um comunicado de imprensa dia 31 de Março, a FTC, Comissão Federal de Comércio dos EUA, revelou que 7.800 queixas de fraude relacionadas ao coronavírus haviam sido recebidas entre 1 de Janeiro e 31 de Março, causando uma perda total de US $ 4,77 milhões. Na tarde da última segunda-feira, um tweet do órgão informou que haviam sido recebidas dos consumidores mais de 16 mil queixas: “Os consumidores relataram perdas num total de US$ 12,78 milhões em fraudes, com um valor médio de US$ 570”, informou a FTC em um tweet na tarde de segunda-feira 13 de abril.
No entanto, uma consulta feita pelo CISO Advisor ao banco de dados da FTC aponta que os golpes já causaram perdas de aproximadamente US$ 13,4 milhões, acumulados em 18.235 reclamações de fraude. O surto de coronavírus acabou abrindo novas portas para os fraudadores, que tentam lucrar com o medo dos cidadãos no mundo inteiro. Há um menu variado de truques, que vão desde passar-se por funcionários do governo, da OMS e de outras organizações de saúde, até faltas ofertas de emprego em home office, além de curas milagrosas do coronavírus. Todos os setores estão sendo atingidos segundo a empresa Bitdefender.
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“As principais categorias de denúncias de fraude são relacionadas a viagens e férias, incluindo cancelamentos e reembolsos, existindo também problemas com compras on-line, havendo também golpes em mensagens de texto para celular e golpes de impostores se fazendo passar por funcionários governamentais e de empresas”, informa o Bureau of Consumer Protection da FTC. Essa tendência preocupante provavelmente nem atingiu seu pico – mais da metade das perdas, ou US $ 7 milhões, foram registradas nos primeiros nove dias de abril.
Os principais setores ou serviços explorados por fraudadores entre 1º de janeiro e 12 de abril são viagens e férias (2.814 queixas), compras on-line (1.741 queixas) e golpes baseados em SMS. Quatro estados dos EUA estão no topo da lista, com 2.010 queixas registradas na Califórnia, 1.185 na Flórida, 1.073 em Nova York e 1.064 no Texas.