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EUA dizem que guindastes chineses ameaçam portos

O relatório de uma investigação divulgado ontem pelo Comitê de Segurança Interna da Câmara dos Representantes dos EUA revelou a existência de vulnerabilidades significativas de segurança cibernética e segurança nacional em portos dos EUA, devido ao domínio de guindastes de contêineres fabricados na China. O relatório destaca os riscos representados pela Shanghai Zhenhua Heavy Industries (ZPMC), uma empresa estatal chinesa responsável por quase 80% dos guindastes navio-para-terra (STS) nos portos dos EUA. “As evidências coletadas durante nossa investigação conjunta indicam que o ZPMC poderia, se desejado, servir como um cavalo de Troia capaz de ajudar o PCC e os militares da RPC a explorar e manipular equipamentos e tecnologia marítima dos EUA a seu pedido”, disse o presidente do comitê, Mark E. Green, MD (R-TN).

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A investigação revelou que duas empresas estatais da RPC controlam partes de cinco portos dos EUA e lideram bilhões em investimentos em portos marítimos no exterior. A ZPMC, uma subsidiária da China Communications Construction Company (CCCC), uma empresa ligada ao PCC envolvida na militarização do Mar da China Meridional, tem membros do conselho com laços com o Partido Comunista Chinês e contratos de defesa. Os riscos de segurança cibernética incluem instalações não autorizadas de modems celulares em guindastes e solicitações da ZPMC para acesso remoto aos seus guindastes em portos dos EUA.

O relatório também observa que fabricantes alternativos de guindastes mantêm laços com a China, potencialmente expondo-os a interrupções ou pressão na cadeia de suprimentos. Essas vulnerabilidades podem ser exploradas em conflitos potenciais, particularmente em relação a Taiwan, potencialmente interrompendo atividades comerciais e implantações militares dos EUA.

A investigação vem após uma série de relatórios destacando potenciais riscos de segurança associados a guindastes de fabricação chinesa em portos dos EUA. Em 2023, o Wall Street Journal relatou riscos de segurança nacional representados por guindastes estatais chineses, revelando que o FBI havia descoberto dispositivos de coleta de inteligência em guindastes ZPMC no Porto de Baltimore.

A investigação do comitê, que durou mais de um ano, envolveu entrevistas e solicitações de informações de várias partes interessadas, incluindo agências governamentais e portos marítimos estratégicos dos EUA. Em resposta a essas descobertas, o comitê está pedindo aos stakeholders do setor marítimo e ao governo federal que abordem essa ameaça com maior urgência.