Ciberataque Irã

EUA veem risco a infraestruturas com ciberataques do Irã

Erivelto Tadeu
07/01/2020

Departamento de Segurança Interna alerta para risco de interrupção de infraestruturas críticas do país em potenciais ataques cibernéticos executados por hackers apoiados pelo Irã

Ciberataque Irã

O Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos emitiu comunicado, por meio do Sistema Consultivo Nacional Contra o Terrorismo (NTAS, na sigla em inglês), alertando que potenciais ataques cibernéticos executados por hackers apoiados pelo Irã têm o risco de interromper infraestruturas críticas do país.

O boletim do NTAS descreve o atual cenário de ameaças após o ataque por drone feito pelos EUA que matou o comandante da Força Quds iraniana, o general Qassim Suleimani, na quinta-feira passada, 2, no aeroporto de Bagdá, no Iraque.

O alerta diz que “não há informações indicando uma ameaça específica e credível à pátria” no momento, mas o DHS também acrescenta que “um ataque ao país pode vir com pouco ou sem nenhum aviso”.

“O Irã e seus parceiros, como o Hizballah, demonstraram a intenção e a capacidade de conduzir operações nos Estados Unidos, com esforços anteriores que incluíam, entre outras coisas, observação e planejamento contra alvos de infraestrutura e ataques cibernéticos contra vários pontos baseados nos EUA”, prossegue o documento.

“Em tempos de ameaças intensas, as organizações devem aumentar o monitoramento, fazer backup de sistemas, implementar autenticação multifatorial e ter um plano de resposta a incidentes pronto”, aconselha o secretário interino Chad Wolf.

“O Irã mantém um programa cibernético robusto e pode executar ataques cibernéticos contra os Estados Unidos”, diz o alerta do DHS. “O Irã é capaz, no mínimo, de realizar ataques com efeitos disruptivos temporários contra infraestruturas críticas do país”.

Embora o alerta não mencione quais setores poderiam ser alvos de ataques, o site do DHS lista os 16 setores de infraestrutura críticos a seguir como vitais para os Estados Unidos.

Segundo o órgão, a interrupção ou destruição desses setores de infraestrutura “teria um efeito debilitante na segurança, segurança econômica nacional, saúde ou mesmo na segurança pública nacional”.

Embora o secretário interino tenha afirmado no comunicado que “neste momento não há ameaça específica e credível contra a pátria”, Christopher Krebs, diretor da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura (CISA), emitiu um alerta sobre a possibilidade de ataques cibernéticos iranianos a alvos dos EUA. A CISA já havia alertado em junho de 2019 sobre o aumento da atividade cibernética maliciosa apoiada pelo Irã, empregando ferramentas destrutivas que visavam indústrias e órgãos governamentais dos EUA.

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA [email protected] NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)