Estudo indica mudança drástica no papel do CISO

Da Redação
13/03/2024

Os tomadores de decisão em segurança estão abandonando a postura de receio para uma mentalidade de crescimento, alinhando as estratégias de cibersegurança com os objetivos de negócio, de acordo com uma pesquisa conjunta, intitulada “A Mudança do Papel do CISO”, realizada pela Check Point Software com a consultoria IDC. A pesquisa ouviu 847 tomadores de decisão globais em segurança cibernética, sendo 50 deles do Brasil (5,9% dos participantes.

As principais revelações da pesquisa foram:

● Pressões econômicas e orçamentárias: Com a desaceleração econômica iminente, os CISOs estão sob pressão para fornecer segurança cibernética eficaz sem comprometer as iniciativas de crescimento dos negócios. As organizações procuram modernizar as infraestruturas de TI como base para a transformação digital, apontando para a necessidade de estratégias de segurança que apoiem, em vez de impedir, o progresso.

● Segurança como facilitador de negócios: A pesquisa destaca uma transformação no papel dos CISOs que estão ainda mais conscientes dos negócios. Esta transformação é caracterizada por uma mudança de posturas de segurança tradicionais baseadas no medo para as estratégias orientadas para o crescimento que se alinham com os objetivos globais do negócio. Esta evolução é apoiada pela ênfase na simplificação e consolidação de soluções de segurança para resolver eficazmente as ineficiências de custos e de gestão.

● A relação CIO-CISO: Com relação à dinâmica complexa entre CIOs e CISOs, a pesquisa indica alinhamento e divergência nas prioridades. Embora 94% dos CIOs expressem satisfação com as funções de CISO, há uma necessidade evidente de uma melhor colaboração para alinhar as prioridades de TI e de segurança, especialmente em torno da resiliência empresarial e das iniciativas digitais.

● Transformação digital e iniciativas de segurança: É evidente um foco significativo na modernização da TI para enfrentar novos desafios de segurança, com 65% das organizações planejando alocar 1% a 9% dos seus orçamentos de TI/segurança para IA generativa nos próximos 18 meses. Este investimento reflete o papel crítico dos CISOs na orientação da modernização das TI para alcançar bons resultados de negócios e destaca a importância da sustentabilidade ambiental nestes esforços.

● Modo de crescimento versus preocupações econômicas: Apesar das preocupações econômicas, a pesquisa revela ainda que as organizações permanecem em modo de crescimento, concentrando-se num crescimento significativo e rápido por meio de iniciativas digitais. Isto indica uma mudança fundamental para as equipes de segurança, de uma abordagem baseada no medo para a adoção de uma mentalidade de crescimento que permite iniciativas digitais e expansão dos negócios.

Veja isso
CISOs dizem que estresse tem afetado a saúde física e mental 
Maioria dos CISOs ignora riscos de migração para nuvem

“A pesquisa ilumina o cenário em evolução em que convergem as preocupações econômicas, a transformação digital e a necessidade de uma maior eficácia da segurança. Além disso, reafirma o compromisso da Check Point Software em apoiar os CISOs com soluções avançadas de cibersegurança que permitem o crescimento e a resiliência dos negócios”, afirma Kristin Owens, vice-presidente de marketing corporativo da Check Point Software Technologies.

O InfoBrief completo da IDC, patrocinado pela Check Point Software, “A Mudança do Papel do CISO” pode ser obtido clicando aqui

Perfil dos entrevistados

  • Tomadores de decisão ou influenciadores da transformação digital;
  • Nível de diretor em sua função atual (7% são CISOs; n=61) e outros 7% são CIOs (n=62);
  • Empresas com mais de 500 funcionários;
  • Organizações com receita anual superior a US$ 50 milhões;
  • Cobertura global: América do Norte (31%), Europa (30%), APAC (22%), América Latina (12%) e ANZ (5%):
  • 50 líderes do Brasil representando 5,9% dos participantes.

Compartilhar: