Estado da internet: ferramenta da Kaspersky mostra ataques em tempo real

Paulo Brito
05/04/2014
Estado da internet: ferramenta da Kaspersky
Clique para ampliar

A Kaspersky lançou uma ferramenta de exibição pública da sua rede de monitoramento de ataques, chamada Cyber Warfare Real Time Map. A tela pode fazer a exibição de dois modos: uma é um globo terrestre animado, girando, com os ciberataques indicados como linhas coloridas. Outra forma de exibição é em planisfério – como vemos nos mapas cartográficos.

Os dados utilizados na construção da ferramenta têm origem na extensa rede de dispositivos e programas da empresa, que enviam a ela dados sobre tudo o que registram. São exibidos registros de seis tipos e é possível identificar o grau de risco de cada país. No momento em que escrevo este texto, o Brasil é o 10o país em número de “infecções” de computadores ou dispositivos móveis. É possível selecionar a visualiazação de apenas um país e ver o número de infecções de cada tipo, assim como ver a quantidade de detecções de malwares segundo a segundo, em tempo real.

O endereço da Kaspersky passa a fazer parte da lista dos links de monitoramento de ataques do Cibersecurity, que tem as seguintes ferramentas de visualização:

Mundo (Akamai)
Mundo (Kaspersky)
Mundo (Allianz fur Sicherheit)
Mundo (Norse Corp.)
Brasil 24 x 7 (Cert.BR – estatísticas da véspera)
Brasil 24 x 7 (Arbor Networks – estatísticas da véspera)

Compartilhar:

Últimas Notícias