Um total de 97% dos especialistas brasileiros em segurança da informação com 45 anos ou mais têm emprego e são valorizados por causa de sua experiência específica no assunto. A informação está na pesquisa (ISC)² Global Information Security Workforce Study (Estudo Global da Força de Trabalho na área de Segurança da Informação), um levantamento feito com mais de 19 mil profissionais no mundo inteiro. O (ISC)² é uma instituição focada em educação e certificações profissionais em Segurança da Informação e Cibersegurança.
“No Brasil e no mundo, apenas 3% dos profissionais de Segurança da Informação com 45 anos ou mais estão desempregados. O número comprova o quanto o mercado valoriza especialistas em Segurança da Informação, ainda mais levando em conta que parte desses profissionais está em vias de se aposentar”, afirma Gina van Dijk, Diretora do (ISC)² para a América Latina.
O estudo mostra que 33% dos profissionais com 45 anos ou mais ocupam cargo gerencial, dos quais 7% estão em cargos C-Level (CEO, CFO, COO, entre outros de alto comando), 24% já são diretores e 16% atuam na definição de tecnologias e na contratação estratégica de fornecedores. “Com esses dados, podemos concluir que há uma oportunidade valiosa para os profissionais de TI que desejam se especializar em segurança da informação para aumentar sua empregabilidade”, afirma a Diretora Regional do (ISC)² América Latina.
O Global Information Security Workforce Study é um dos maiores estudos na área de Segurança da Informação. Na América Latina, 959 profissionais desse setor responderam à pesquisa. O estudo completo pode ser obtido aqui:
iamcybersafe.org/gisws/.