Pesquisar

Espanha busca, em elétricas pequenas, causas do apagão

O Instituto Nacional de Cibersegurança da Espanha (Incibe) está exigindo informações de pequenas geradoras de energia elétrica sobre suas defesas cibernéticas, enquanto investigadores investigam o apagão do mês passado, buscando determinar se elas foram um elo fraco explorado por criminosos para derrubar a rede elétrica do país. Uma fonte disse que altos funcionários do governo estão “preocupados” com a robustez das defesas cibernéticas em usinas de energia de pequeno e médio porte, principalmente os parques solares e eólicos que proliferaram à medida que a Espanha se tornou líder global em energias renováveis.

Leia também
Blackout atinge Espanha, França, Portugal
Ataque atinge uma elétrica no Canadá

A Espanha ainda não identificou a causa raiz do colapso da rede elétrica ibérica em 28 de abril e não descarta um ataque cibernético.

Separadamente, um juiz do Tribunal Superior Nacional da Espanha abriu uma investigação para verificar se um ataque cibernético esteve por trás da interrupção. A operadora de rede espanhola Red Eléctrica afirmou no dia seguinte à interrupção que não havia evidências de um ataque cibernético em suas próprias instalações, mas não se pronunciou desde então.

Três empresas que possuem ou operam usinas de energia renovável disseram que receberam uma enxurrada de perguntas sobre o apagão e suas próprias defesas da Incibe, como parte de investigações oficiais sobre o que aconteceu.