As empresas estão perdendo dados críticos (como pedidos de clientes e dados financeiros) porque os funcionários do administrativo têm muito medo ou vergonha de relatar perdas de dados ou problemas de ransomware ao usar aplicativos em nuvem. Essa é uma das principais conclusões de um estudo encomendado pela Veritas, empresa especializada em armazenamento e backup. Mais da metade (56%) dos funcionários de escritório excluíram acidentalmente arquivos hospedados em nuvem – como documentos de negócios, apresentações e planilhas – e até 20% acabam fazendo isso várias vezes por semana. As descobertas adicionais são:
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- Os funcionários ficam muito envergonhados, com medo de admitir erros – 35% dos funcionários mentiram para encobrir o fato de terem excluído acidentalmente dados armazenados em unidades de nuvem compartilhadas. E enquanto 43% disseram que ninguém percebeu o erro, nos casos em que os acidentes foram descobertos, 20% dos entrevistados relataram que os dados não eram mais recuperáveis. Quando questionados por que não conseguiram confessar seus erros, 30% dos entrevistados disseram que ficaram calados porque estavam com vergonha, 18% porque estavam com medo das consequências e 5% porque tiveram problemas com seus departamentos de TI antes. Os funcionários são ainda menos acessíveis com incidentes de ransomware. Apenas 30% dos entrevistados disseram que confessariam imediatamente os erros que introduziram o ransomware em suas organizações. Outros 35% disseram que não fariam nada ou fingiriam que não havia acontecido, e 24% disseram que omitiriam sua própria culpa ao relatar o incidente.
- A nuvem dá falsa confiança aos funcionários de escritório – A pesquisa também destacou que os funcionários não têm uma compreensão clara de quanta ajuda as empresas de nuvem que hospedam seus arquivos seriam caso seus dados fossem perdidos. Na verdade, quase todos os funcionários (92%) pensaram que seu provedor de nuvem seria capaz de restaurar seus arquivos para eles, seja de uma cópia da nuvem, uma pasta de “itens excluídos” ou um backup. 15% pensaram que seus “itens excluídos” estariam disponíveis para eles na nuvem por pelo menos um ano após a perda dos dados.
- A perda de dados faz com que os funcionários surtem – Com a cultura de vergonha de hoje, a perda de dados está afetando o bem-estar dos funcionários – 29% dos funcionários de escritório relatam usar palavrões ao perderem dados, 16% foram reduzidos a lágrimas e 13% atacaram e quebraram algo. De acordo com a pesquisa, perder dados relacionados ao trabalho ou introduzir ransomware são duas das experiências mais estressantes para funcionários de escritório – mais estressantes do que um primeiro encontro, uma entrevista de emprego ou fazer um exame.
Com informações da assessoria de imprensa