gps-4959153_1280.jpg

Ericsson anuncia solução contra spoofing de GPS

Solução faz parte da lista de patentes que a empresa já registrou no Brasil e contou com a colaboração de um pesquisador brasileiro
Da Redação
07/02/2022

A Ericsson anunciou hoje no Brasil uma tecnologia capaz de impedir a retransmissão indevida de sinais de navegação que induzam informação incorreta de localização para o usuário ou dispositivo (spoofing de sinal de navegação como GPS, por exemplo). Em novembro de 2011, o Irã usou esse artifício para fazer com que um drone norte-americano pousasse em território iraniano embora seus dados indicassem pouso em território americano.

Veja isso
Drone à prova de hacker. Será?
Brecha no Waze deixava invasor rastrear e identificar usuários

Para combater essa ameaça, a empresa informa que pesquisadores trabalharam no desenvolvimento de uma solução que visa bloquear esses ataques e manter a localização correta utilizando recursos do próprio dispositivo, sem depender de ferramentas externas. Essa solução, afirma a Ericsson, terá ainda mais importância com a tecnologia 5G, quando haverá um número muito maior de dispositivos conectados — pelo menos 100 vezes mais por quilômetro quadrado na comparação com o 4G.

O desenvolvimento dessa patente contou com a participação do pesquisador brasileiro Alberto Hata, em parceria com outros três pesquisadores. Um algoritmo que roda no próprio dispositivo detecta perturbações inesperadas na localização por meio do cálculo da autocorrelação dos sinais usados no posicionamento, afirma o comunicado da empresa: “Uma alteração acentuada na autocorrelação pode significar um ataque meaconing e a solução Ericsson neutraliza automaticamente essa invasão”.

A solução ganhou o nome de “Detection of Meaconing Attacks” (ou “Detecção de Ataques de Meaconing”), faz parte da lista de soluções da Ericsson para a segurança de redes e se destaca na lista de mais de 20 famílias de patentes registradas pela empresa somente nos últimos seis meses no Brasil. No total, a Ericsson já soma 183 famílias de patentes desenvolvidas e registradas no país.

Com informações da assessoria de imprensa

Compartilhar:

Últimas Notícias