Encontros online também oferecem decepções e riscos

Paulo Brito
12/10/2017
encontros online
Clique para acessar a pesquisa

Embora 62% dos internautas do Brasil utilizem algum serviço ou aplicativo de encontros online, nem todos têm uma experiência positiva: há muitas decepções e riscos  nesses encontros online segundo pesquisa da Kaspersky Lab.

pesquisa indica que ao procurarem por seu “par perfeito” na Internet muitas pessoas encontram-se diante de informações e fotos falsas, links maliciosos, golpistas que tentam obter informações ou pessoas que mentem sobre aquilo que buscam no relacionamento. Entre os brasileiros que buscam por sua alma gêmea nas plataformas de namoro online – como Tinder, Bumble, OK Cupid, Badoo e outros –, informa o estudo,  apenas 7% utilizam os apps de encontros para realmente achar um pretendente sério, quase metade (45%) só querem se divertir e 7% buscam apenas sexo.

No mundo dos encontros online, também prevalecem as informações falsas, o que pode gerar ainda mais problemas para quem está buscando um amor: a pesquisa observa que 48% das pessoas entrevistadas admitiram mentir em seus relacionamentos na Internet, alterando informações para parecerem melhores do que são na vida real, ou até para descobrir atividades de um parceiro na mesma rede.

Dados falsos

A proliferação de dados falsos representa uma grande frustração para quem usa os serviços de namoro online: 16% dos usuários se dizem chateado com fotos falsas em perfis; 12% com falsas expectativas; e 5% com falsos status de relacionamento – por exemplo, casados dizendo-se solteiros. Interessante e ao mesmo tempo irônico, mostra o estudo, as informações falsas desanimam mais os perfis mentirosos do que os usuários sinceros.

Ao mesmo tempo que ficam desanimados com as mentiras, pessoas do mundo inteiro também estão desistindo de usar serviços de encontros na web por causa de possíveis ameaças a sua segurança online. No Brasil, por exemplo, 16% dos usuários citam ter encontrado golpistas que tentam conseguir informações pessoais ou financeiras, além de enviar links maliciosos ou malware que infectam seus dispositivos. No entanto, as pessoas que ‘mentem’ online têm mais probabilidade de ter sua segurança comprometida: 16% dos brasileiros que compartilham informações falsas já tiveram seus dispositivos infectados por malware, spyware ou ransomware numa plataforma de namoro online. Mas isso só ocorreu com 3% dos sinceros.

 

Compartilhar:

Últimas Notícias

Parabéns, você já está cadastrado para receber diariamente a Newsletter do CISO Advisor

Por favor, verifique a sua caixa de e-mail: haverá uma mensagem do nosso sistema dando as instruções para a validação de seu cadastro. Siga as instruções contidas na mensagem e boa leitura. Se você não receber a mensagem entre em contato conosco pelo “Fale Conosco” no final da homepage.

ATENÇÃO: INCLUA newsletter@cisoadvisor.com.br NOS CONTATOS DE EMAIL

(para a newsletter não cair no SPAM)